Blog Palmilhando

Mosaico Carioca e a Trilha Transcarioca, exemplos de integração

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O mosaico, que completou 10 anos em julho, é um exemplo de como a gestão das áreas protegidas se fortalece com a integração e a Transcarioca é uma costura física dessa integração.

A cidade do Rio de Janeiro possui mais de 50 unidades de conservação, a maioria delas “de papel”, ou seja, sem uma implementação efetiva. Isso é verde sem ser considerado como demais áreas protegidas, como o Jardim Botânico, os urbanos, os corredores, as áreas tombadas ou demais remanescentes da Mata Atlântica, ou seja, os espaços que são importantes para nossa floresta. São verdadeiras “ilhas verdes” na matriz urbana, o que torna sua gestão um desafio. E, para complicar, essas áreas protegidas pertencem às três esferas de governo.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) prevê, para esses casos, a gestão em mosaico, ou seja, de forma integrada, articulada e participativa.

A gestão compartilhada da Tijuca foi uma experiência que pode ser um esboço do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas.

Criado em 20 comuns, o Motivo de unidade tem como objetivo unir os exercícios em torno dos objetivos, composto por representantes do governo da sociedade civil. O mosaico, enquanto entidade, atua para implantação de políticas e para viabilização de ações conjuntas entre as áreas protegidas e os três entes de governo. Exemplos disso são a realização de operações de fiscalização, a criação de corredores verdes e a implementação própria da Trilha Transcarioca.

A Trilha Transcarioca e suas pegadas amarelas e pretas são um exemplo de iniciativa que representa uma verdadeira “costura” física e institucional, que envolve seis unidades de conservação das três esferas governamentais. A trilha própria, assim como hoje um movimento possui uma identidade por voluntários, sua manutenção, divulgação e proteção. A Trilha Curso Pioneiro no Brasil, Trinca Longa Criação da Rede Brasileira do Meio Ambiente, Trilha Longa Criação da Rede Brasileira do Meio Ambiente como uma iniciativa reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como uma ferramenta própria para promover a conectividade das paisagens. Para além disso, como a evidência Transcarioca, como as trilhas mais longas têm o potencial de conectar, capacitar e fortalecer a manutenção no território em prol da conservação.

Essa soma de esforço permite colocar em prática o ideal de unir governo e em torno de um objetivo comum, que contribui de forma significativa para a preservação e para o patrimônio ambiental.

Hoje, o Mosaico Carioca, que completou 10 anos em julho ano, se destaca como um órgão articulador, fomentando as ações que beneficiam as áreas protegidas como um todo. Um exemplo é a prevenção contra incêndios florestais. Em julho de 2020, o Mosaico lançou uma plataforma do InFogo , uma rede de alertas colaborativos para notificar os órgãos competentes sobre incêndios florestais na cidade. 

Tudo isso, o Moico Carioca dá um exemplo para o país, apresentando Por belo esperança de construir uma aliança em torno de um futuro sustentável.

Assista a live da Rede Brasileira em parceria com ((o))eco sobre o Mosaico Carioca:


Copyright © 2024
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues