Tipo: Trilha Nacional / Regional / Local
Inicio: Santa Maria - RS
Final: Agudo - RS
Ponto culminante: 491 m
Modal:Caminhada - Bike
Bioma: Mata Atlântica, Pampa
Significado da pegada: A pegada reflete os aspectos naturais e culturais da região
TLC que faz parte: Eixo principal do Caminho Oiapoque ao Chuí
Duração: 20 dias
Descrição
O caminho tem como destaque a paisagem do Rebordo do Planalto Meridional Brasileiro. A transição geomorfológica entre o Planalto, porções mais altas do relevo, e a Planície, entre biomas Mata Atlântica e Pampa, se traduz em identidade em conjunto com a cultura da imigração e suas riquezas, proporcionando ao caminhante uma experiência única, farta, deliciosa e diversa.
A gastronomia, o patrimônio histórico, arquitetônico, paleontológico, natural entre outros elementos contribuem para formar paisagens com elevado potencial para o desenvolvimento do turismo de conservação e são um convite ao caminhante que deseja conhecer e experimentar um pouco da acolhida que a cultura gaúcha oferece
Informações Gerais
O Caminho tem como propósito conectar as Unidades de Conservação e demais alvos de conservação do Corredor Ecológico da Quarta Colônia de ponta a ponta do território. No extremo oeste, partimos do Parque Natural Municipal dos Morros, no município de Santa Maria, até encontrar no extremo leste o Parque Estadual Quarta Colônia no município de Agudo. Nesta jornada, percorreremos os 12 municípios do Corredor Ecológico, integrando importantes áreas de conservação, as pessoas inseridas no território e os amantes e praticantes do turismo de natureza.
Para obter as orientações de como percorrê-lo, entre em contato.
Como Chegar
O primeiro em desenvolvimento é o trecho Santa Maria–Itaara:
Trecho Santa Maria-Itaara: com uma extensão aproximada de 30 km, o percurso possui várias alternativas que permitem ao caminhante adaptar a rota ao seu perfil. Tem início no centro de Santa Maria, seguindo pelo Parque Municipal dos Morros na direção nordeste e leste, passando pela comunidade Santo Antão em Santa Maria e em Itaara pelo Rincão do Canto, Minellos, onde ficam as RPPNs MOÃ e Solar das Borboletas, até chegar no Balneário Ouro Verde na comunidade Zimmermann, divisa do município.
Histórico
Estruturação
Unidades de Conservação
- Parque Natural Municipal dos Morros
- RPPN Estadual Fundação MOÃ
- RPPN Solar das Borboletas
- Parque Natural Municipal Monte Grappa
- Parque Estadual da Quarta Colônia
Municípios
- Agudo
- Dona Francisca
- Faxinal do Soturno
- Ivorá
- Itaara
- Nova Palma
- Pinhal Grande
- Restinga Seca
- Santa Maria
- São João do Polesine
- São Martinho da Serra
- Silveira Martins