O Cicloturismo Rotas do Aguaí , faz parte do primeiro roteiro desenvolvido na área de entorno de uma Unidade de Conservação – A Reserva Biológica Estadual do Aguaí, segunda maior área protegida de Santa Catarina. Lançado em 2014 envolve 5 municípios: Treviso, Nova Belluno (Siderópolis), Nova Veneza, e Nova Roma (Morro Grande). O Rotas do Aguaí desde de sua concepção teve como principal objetivo aliar conservação, geração de emprego, renda e qualidade de vida para todos. O roteiro na área de entorno da REBIO Aguaí segue o Plano de Manejo da unidade observando as possibilidades de atividades que podem ser desenvolvidas junto aos atores locais, comunidade, trade turístico, visitantes e turistas. O Roteiro está inserido em um verdadeiro mosaico de áreas protegidas Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e os Parques Nacionais de São Joaquim e Aparados da Serra. O Projeto Cicloturismo Rotas do Aguaí permeia os caminhos encantadores do entorno da REBIO Aguaí, a UC possui 7.672 hectares e tem importância estratégica na conservação dos ambientes associados as encostas da Serra Geral catarinense, fazendo parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no sul do Brasil. A fauna bem preservada abriga-se parte nas escarpas, entre os mamíferos destaque para o Puma Puma concolor também conhecido como Onça-parda ou Leão-baio. As atividades sustentáveis vem sendo implementadas na área de entorno da UC caminhadas, observação de aves e agora o cicloturismo revelam-se como importantes ferramentas de sensibilização sobre a importância da área protegida. A proposta do Rotas do Aguaí que em 2024 completa 10 anos é manter sempre um processo evolutivo de conexão com outras UCs de Santa Catarina. O Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí foi entregue em agosto de 2023 com 166,5km todo sinalizado.
Informações Gerais
O Cicloturismo Rotas do Aguaí proporciona uma experiência única percorrendo a área de entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí - segunda maior UC de Santa Catarina. Uma viagem entre vales montanhas da Serra Geral do sul do Brasil.
Como Chegar
Via terrestre a BR 101 para quem vem do norte o Circuito fica a 2 h 56 min (232,3 km) partindo de Florianópolis, para quem vem do sul do pais partindo de Porto Alegre 3 h 28 min (284,9 km) via BR-101, BR-101 e BR-290.
Histórico
A Reserva Biológica Estadual do Aguai completou 40 anos em 2023, na ocasião o Instituto Alouatta fez a entrega do primeiro trecho de 166,5km do Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí ligando 4 municípios que tem territórios vizinhos a UC. O Circuito permeia um verdadeiro mosaico de natureza juntos as encostas da Serra Geral Catarinense. O trecho 1 em operação desde de agosto 2023 já recebe cicloviajantes movimentando o trade local. O trecho 2 tem previsão de ampliar o circuito em mais 150km envolvendo mais 4 municípios.
Curiosidades
Estratégicamente o Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí está posicionado entre dois pontos únicos da Serra Geral, a já conhecida e muito visitada Serra do Rio do Rastro (município de Lauro Muller) e a Serra da Rocinha (município de Timbém do Sul).
Slogan da trilha
Turismo Sustentavel no Entorno da Reserva
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por mês
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não
Territórios:
QTD de municípios que a trilha interliga
Treviso, Siderópolis. Nova Veneza e Morro Grande
Listagem municípios
Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Morro Grande
Listagem Unidades Federativas
Santa Catarina - SC
QTD UCs que a trilha conecta
1
Listagem Unidades de Conservação
Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Parque Estadual da Serra Furada, Parque Nacional da São Joaquim e Parque Nacional de Aparados da Serra.
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.