Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Rota de Cicloturismo e Trilha de Longo Curso Vale dos Sertões
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Zona urbana do Município de Jericó no Sertão Paraibano
Fim da Trilha
Na comunidade quilombola do Talhado, zona rural do município de Santa Luzia, Paraíba.
Ponto Culminante
No município de Patos. O município reúne uma enorme quantidade de inselbers e oferece diversas opções para o turista; bons meios de hospedagens, diversas opções de restaurantes, uma grande quantidade de atrativos turísticos, entre outros.
Modal(is)
Caminhada, Bike, Equestre
Biomas
Caatinga
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
A pagada está entre os Vales do Sertão Paraibano ladeadas pelo Cacto e do Sol elementos característicos de nossa região, além do ícone representando o ciclista percorrendo nossos exuberantes estradões
Autor da Pegada
Eliservulo Herdes de Oliveira Silva
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Rota de Cicloturismo e Trilha de Longo Curso Vale dos Sertões
Estruturação da Trilha
Em Implantação
Associação gestora da trilha
Associação Rota de Cicloturismo e Trilha de Longo Curso Vale dos Sertões

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Cânions, Cidades históricas, Eventos tradicionais, Experiências gastronômicas, Experiências rurais, Gruta, Mirante, Museu, Observação astronômicas, Observação de aves, Observação de fauna, Pico
Outros Atrativos
No primeiro trecho (rota das Caiporas em Jericó) existe a opção da travessia no açude do Carneiro ser realizada de Catamarã, no trecho 2 (Veredas do Capim Açu) outros atrativos se destacam ao longo da trilha: rapel, escalada, mirantes naturais com uma vista em 360° do sertão paraibano e potiguar, sítios arqueológicos com gravuras itacoatiaras e pinturas rupestres da tradição Agreste, no trecho 3 (Rota Severino Noé no município de Brejo do Cruz é possivel contemplar a maior pedra urbana da Paraíba conhecida como a Pedra da Turmaliza com seus imponentes 580 m de altitude e que ficou eternizada nas composições musicais do seu filho ilustre Zé Ramalho, ‘Avôhai’ ela é citada como parte dos cenários em que ele foi criado durante a infância. “Na pedra de turmalina, E no terreiro da usina, Eu me criei”. no trecho 4 (Oásis do Piranhas em São Bento) um importante atrativo turistico é a comunidade quilombola Contendas, que preservam tradições centenárias tanto na gastronomia, quanto no artesanato. No trecho 5, município de Paulista a maior atrativo é o rio Piranhas, um manancial permanente tem margeia boa parte do percurso neste município. o trecho 6 no município de Pombal o forte é a riqueza histórica, tanto da cidade, por ser a 3° mais antiga da Paraíba, e as comunidades quilombolas situadas tanto na zona rural, quanto na zona urbana. no trecho 10 que contempla o município de Patos destaca-se a grande quantidade de inselberg, pontos de rapel e vias de escaladas. No trecho 11 em Quixaba, a beleza geográfica é o maior atrativo. São diversas serras e vales com belezas exuberantes. No trecho 12 no município de São Mamede a vila de Picotes ladeadas por grandes serrotes que dão nome a comunidade chama à atenção por conservar boa parte das casas com arquitetura antiga, com mais de 100 anos. No trecho 13, município de Várzea destacamos os casarões de fazendas, os sabores gastronômicos e sítios arqueológicos. No trecho 14 em São José do Sabugi a serra do Inxu chama atenção, assim como o parque eólico instalado no alto da Serra Redinha. Já no trecho 15 no município de Santa Luzia os principais atrativos são o pico do Yayú, e as comunidades quilombolas do Talhado.

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
450 km
Distância Implementada (km)
200 km
Duração (dias)
De 15 a 20 dias de trekking a uma média de 14 km/h e de bicicleta em torno de 9 dias com média em torno de 18 km/h
Altitude Máxima (m)
282
Altimetria Positiva (m)
1053
Altimetria Negativa (m)
900

Mídias sociais:

Facebook
Vale dos Sertoes
Instagram
@trilhadelongocurso
Youtube
Twitter
WhatsApp
83 998041218
Aplicativos
https://www.strava.com/activities/8373251375#
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Cléber de Lima Francisco
Telefone do contato principal
83998041218
Endereço de e-mail do contato principal
rebelkconsultoriadeturismo@gmail.com
Site
Em construção
Email corporativo da trilha
tlcvaledossertoes@gmail.com
Endereço
R. Silvino Soares Dantas, 610, São Bentinho, São Bento PB.
Outros Contatos
E-mail: tlcvaledossertoes@gmail.com
Zap: 83 9 9804 1218 - Cléber Lima 83 99625 1823 - Eliservulo
RK Ecoturismo e Turismo de Aventura - 83 99804 1218
De Campina Grande até Jericó via BR 230 são 277 km

MAIORES INFORMAÇÕES
RECEPTIVOS LOCAIS
Saúde Vertical Trilhas pela Natureza - (83) 99625-1823
Genaldo Silva Lima Receptivo - 83 99926 9422 - Ronildo Txarles 83 99965 4815
Geraldo Filho Receptivo - 83 99652 4664
Receptivo Yayú Aventura - 83 99871 2298
Receptivo Sertão Extreme Ecoturismo - 83 98842 3249
RK Ecoturismo e Turismo de Aventura - 83 99804 1218
Genaldo Silva Lima Receptivo - 83 99926 9422 - Ronildo Txarles 83 99965 4815
Geraldo Filho Receptivo - 83 99652 4664

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
A Rota de Cicloturismo e Trilha de Longo Curso Vale dos Sertões integra 4 municípios do Alto Sertão Paraibano são eles: Jericó, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz e São Bento.
Informações Gerais
O percurso tem início na Rua Francisco Basílio Silva em Frente a Igreja Matriz Nsa. dos Remédios, zona Urbana do município de Jerico (Trecho 1- Rota das Caiporas) com destino ao município de Catolé do Rocha (Trecho 2 - Rota Veredas do Capim Açu) em seguida segue sentido o município de Brejo do Cruz (Trecho 3 - Rota Severino Noé) e termina em São Bento (Trecho 4 - Rota Oásis do Piranha).
Como Chegar
É possível chegar ao ponto inicial da Rota no município de Jericó ou em Catolé do Rocha:

TRANSPORTE RODOVIÁRIO:
GUANABARA - Brasília à Catolé do Rocha PB - João Pessoa à Catolé do Rocha PB - Patos à Catolé do Rocha PB - Teresina a Catolé do Rocha PB - Maceió a Catolé do Rocha PB - Fortaleza a Catolé do Rocha PB - Campina Grande a Catolé do Rocha PB
GONTIJO - Natal à Catolé do Rocha PB - Juazeiro do Norte à Catolé do Rocha PB - Caicó à Catolé do Rocha PB

AEROPORTOS PRÓXIMOS:
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes - Juazeiro do Norte - CE
Presidente João Suassuna - Campina Grande - PB
Castro Pinto - João Pessoa - PB
Guarapés - Recife - PE
Pinto Martins Fortaleza - CE
Aluísio Alves - Natal - RN

DISTÂNCIAS ENTRE AS PRINCIPAIS CAPITAIS DO NORDESTE:
De João Pessoa até Jericó são via BR 230 são 404 km
De Recife via BR 101 e depois BR 230 são 510 km
De Natal Para Jericó são 395 km
De fortaleza são 422 km

DISTÂNCIA DE CAMPINA GRANDE
De Campina Grande até Jericó via BR 230 são 277 km

MAIORES INFORMAÇÕES
RECEPTIVOS LOCAIS
Saúde Vertical Trilhas pela Natureza - (83) 99625-1823
Genaldo Silva Lima Receptivo - 83 99926 9422 - Ronildo Txarles 83 99965 4815
Geraldo Filho Receptivo - 83 99652 4664
Receptivo Yayú Aventura - 83 99871 2298
Receptivo Sertão Extreme Ecoturismo - 83 98842 3249
RK Ecoturismo e Turismo de Aventura - 83 99804 1218
Histórico
A Rota de Cicloturismo Vale dos Sertões nasceu por iniciativa do Fórum de Turismo Vale dos Sertões, cujo a presidente é Regina Amorim e com a parceria do Sebrae.
Na primeira fase foram capacitados pelo SEBRAE PB um grupo de empreenderes da rede gastronômica e os condutores locais. Na segunda fase foram desenvolvidos Circuitos Locais de Cicloturismo nos municípios de Jericó e Catolé do Rocha. Com este trabalho o Consultor de turismo Cléber Lima identificou o enorme potencial para o desenvolvimento da Trilha de Longo Curso. Assim nasceu a Rota de Cicloturismo e Trilha de Longo Curso Vale dos Sertões.

A Rota de Cicloturismo e trilha de Longo Curso Vale dos Sertões tem seu inicio em no município de Jericó, denominado Rota das Caiporas em alusão a cultura local. São aproximadamente 56 km saindo do largo da Igreja Matriz Nsa. Senhora dos Remédios em direção ao açude do Carneiro, no local o turista escolhe como o trecho, travessia de Catamarã (35 minutos, cerca de 2,5 km) ou circundando o manancial. Depois segue passando por diversas comunidades e pontos turísticos; Serra do Saquinho e Serra Lisa, casarões centenários, vales e estradas vicinais entre paisagens deslumbrantes até o município de Catolé do Rocha.

Da cidade de Catolé do Rocha intitulada Rota Veredas do capim Açu o percurso segue entre magníficos vales ladeados por serras de belezas singulares. Diversas formações rochosas chamam à atenção; Serra do Monte Tabor, Serra do Capim Açu, Furna dos ossos e o vale do Boqueirão proporcionam uma imersão fantástica no Vale dos Sertões. A Rota Veredas do Capim Açu ainda revela dezenas de casarões bicentenários que remontam à história dos primeiros povoamentos da região, berço de famílias ilustres da história política local e nacional como exemplos os Suassunas, Agripinos, Maias. Existem dezenas de trilhas locais, pontos para a prática do rapel, áreas para Camping e muito mais. São aproximadamente 47 km entre a cidade de Catolé até Brejo do Cruz.

Rota Severino Noé faz referência ao percurso do município de Brejo do Cruz, conhecida como a terra de Zé Ramalho. Ao chegar à cidade o aventureiro e recepcionado por uma gigantesca formação rochosa. Conhecida como serra da Turmalina ou Serra de Brejo. Ainda na rota Severino Noé o trajeto passa por outras serras de igual beleza, como exemplo a serra do Castelo, que recebe este nome por lembrar as muralhas dos castelos medievais e termina ao lado do Açude Acauã no município de Brejo do Cruz.

O último trecho traz experiências ainda mais interessantes. A Rota Oásis do Piranhas reserva aquela sensação de desafio concluído, mas com um gostinho de quero mais. O caminho segue entre matações e vales em direção a comunidade quilombola Contendas. Neste lugar é possível conhecer a história do povo através das peças existente no museu instalado na comunidade, acompanhar as mãos habilidosas das mulheres trançando os punhos e varandas das redes á venda no local, a gastronomia é outro atrativo, vale à pena se deliciar com a galinha e o arroz na graxa sob as sombras das cajaranas e contemplar a serra do moleque que emoldura este lugar paradisíaco. Após Contendas o caminho segue em direção a cidade, mas antes do destino final és que surgi o Rio Piranhas, perene e com águas cristalinas convida o visitante a banha-se em suas águas e depois seguir para finalizar esta grande aventura na conhecida como Capital das Redes, o município de São Bento.


Curiosidades
Trecho 1- Rota das Caiporas
A Comunidade, o Distrito de JERICÓ, antes de ser Emancipado á condição de Município, teve várias denominações de Quixo Penoso, Caipora, Floresta, Itacamba e JERICÓ. Partindo do Princípio, como o nome CAIPORA, é lendário, há riquezas de fatos, e muitas histórias dentro do Município no passado, sobre a existência da Lenda da existência da CAIPORA.

Trecho 2 - Rota Veredas do Capim Açu
Veredas do Capim Assú em alusão a Serra do Capim Assú ("Capim-Açu" tupi kapii-wasú. É um termo proveniente da língua tupi, significando "capim-grande") essa é uma das belíssimas serras existentes no município de Catolé do Rocha, por ser uma das serras mais altas do município, tendo uma altitude de 600 metros. 

Trecho 3 - Rota Severino Noé
Homenageia o andarilho Severino Noé, um ícone lendário da cultura popular que marcou a história do Município de Brejo do Cruz por percorrer todo o nordeste, mas sempre voltava pra se banhar e beber a água no pé da Pedra de Turmalina assim intitulada pelo cantor e compositor filho da terra Zé Ramalho.

Trecho 4 - Rota Oásis do Piranha
O trecho Oásis do Piranhas tem esse nome em homenagem ao Rio Piranhas que é um rio de águas rasas, cristalinas e refrescantes no meio do sertão paraibano, o rio é perene e o turista poderá banhar-se em suas águas o ano inteiro, sua temperatura é amena, ideal para se refrescar após a trilha.

Os demais trechos ainda não foram nomeados.
Slogan da trilha
Rota de Cicloturismo e Trilha de Longo Curso Vale dos Sertões
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por ano
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
São 11 municípios
Listagem municípios
Jericó, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, São Bento, Paulista, Pombal, Patos, Quixaba, São Mamede, Várzea, São José do Sabugi e Santa Luzia
Listagem Unidades Federativas
Paraíba - PB
QTD UCs que a trilha conecta
Nenhuma
Listagem Unidades de Conservação
Nenhuma

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive

Copyright © 2024
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues