Caminhada, Bike, Rotas Peregrinas, Equestre, Aquático
Biomas
Amazônia
Outros biomas
Costeiro Marinho
Significado e histórico da Pegada
A pegada que representa a trilha de longo curso “Costa Marajora” tem três imagens basicamente: na parte superior é apresentado o caranguejo (Ucides cordatus) que serve como fonte de alimentação e de renda para muitas famílias extrativistas da UC, abaixo apresentam-se as arvores do mangue, caracterizado por espécimes de porte alto, diferente da configuração dessa vegetação no resto do país, e ao redor na parte do calcanhar temos a presença de uma grega marajoara simbolizando a cultura do lugar pelas suas belas expressões artísticas que são consideradas únicas e que sempre geram grande fascínio. As imagens procuram simbolizar a biodiversidade local e o modo de vida tradicional da região, tão marcante ao longo da Trilha.
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Trilha do Oiapoque ao Chuí/Trilha Amazônia Atlântica
Estruturação da Trilha
Serão fixados ao longo da trilha placas informativas (contendo mapas, atrativos, quilometragem, recomendações e telefones úteis, além de setas direcionais com quilometragem.
Associação gestora da trilha
Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de Soure - ASSUREMAS
Atrativos da trilha:
Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cidades históricas, Eventos tradicionais, Gruta, Igarapés, Observação de aves, Observação de fauna, Praia
A trilha está dividida em 4 trechos: (i) Trecho Barra velha - Garrote - Barra Velha, com 4,45 km de praias desertar e bosques de mangue, cortados por pequenos igarapés por ser executado numa caminhada de ida e volta que dura em média 1 hora e 30 minutos, exigindo médio grau esforço físico e implicando em médio grau de dificuldade, poder ser executado de bicicleta também. São observados pássaros, e outros animais silvestres, e atividades extrativistas ocasionalmente ou acordada com o condutor local autorizado, assim para segurança e melhor experiência, recomendamos muito fortemente contratar condutor local autorizado; (ii) Trecho Barra-Velha Pesqueiro, com 8 km de praias desertas cortadas por igarapés, pode ser percorrida em qualquer dos dois sentidos. Devido ao risco implicado pelas marés altas, recomendamos executá-la com condutor local autorizado. Leva aproximadamente 2 horas 30 min de caminhada, com elevado grau esforço físico e médio grau de dificuldade, podendo ser executado de bicicleta ou caminhada, podendo ser observado aves e atividades extrativistas, desta maneira para segurança e melhor experiência recomendamos contratar condutor local autorizado; (iii) Trecho Pesqueiro – Caju-una, com 3,5 km de extensão, se iniciado na Vila do Pesqueiro, deve ser iniciado em uma linda trilha aquática (Igarapé Tucipi), na sequência podemos ter uma linda experiencia no Povoado do Céu, e na trilha do Seu Cachoeira que também faz uma viagem no temo. Podemos gastar facilmente 3 h se caminhando, nos exigindo médio grau de esforço físico e médio grau de dificuldade. Pode ser executado também de bicicleta e continuado pela PA 154, sendo observado muitos pássaros, atividades extrativistas, a gastronomia das vilas de pescadores. Não custa lembrar que para segurança e melhor experiência contratar condutor local; (iv) Trecho Caju-una-Turé-Caju-una, o trecho percorre 12 km, num percurso de ida e volta sendo gasto 5 horas de caminhada. Este trecho também possui no seu início uma trilha aquática (Igarapé do Cajuuna), exige elevado grau esforço físico e imprime médio grau de dificuldade. Pode ser executado de bicicleta ou caminhada, sendo observado atividades extrativistas, atividades gastronômicas, vilas de pescadores, e praias desertas, para segurança e melhor experiência contratar condutor local autorizado.
Informações Gerais
A Trilha Costa Marajoara estende-se por toda a faixa litorânea que compreende a Reserva Extrativista Marinha de Soure, atravessando as comunidades tradicionais da Vila do Pesqueiro, Cajuuna e Céu, e suas respectivas praias, além da Praia do Garrote, Barra Velha e Turé, possibilitando uma experiência cultural, gastronômica e o contato com a biodiversidade que os manguezais podem oferecer.
O visitante tem a oportunidade de conhecer as vilas, igarapés e as mais belas praias da região Norte. Além de poder conhecer uma parte da maior faixa contínua de manguezal do continente com sua incrível sociobiodiversidade.
A observação de aves típicas como guarás e garças, a pesca artesanal, coleta de sementes para produção de remédios e biojóias, e a catação de caranguejos são parte da experiência fantástica de quem percorre a trilha.
A trilha faz parte de um complexo de trilhas em potencial (Caminhos do Marajó/Trilha Barreira do Mar) e por consequência ainda não demarcadas, mas que podem ser percorridas e dão acesso à igarapés de água doce, fazendas, comunidades quilombolas e outras comunidades praianas presentes nos municípios vizinhos de Salvaterra e Cachoeira do Arari.
Como Chegar
Para dar início à esta jornada a partindo de Belém, a capital do Pará, pegando-se um transporte flúvio-marítimo no Terminal Hidroviário "Luiz Rebelo Neto" onde saem lanchas às 06:30h e 08:30h, ou do Terminal Hidroviário de Icoaraci onde saem as balsas responsáveis pelo escoamento de grandes veículos, chegando à Foz do Rio Camará - Terminal Hidroviário, às 7:00 horas. Deste ponto são vários os caminhos que seguem dentro do município de Salvaterra que dão acesso às vilas praianas, comunidades quilombolas, igarapés de água doce, caminho que podem levar até o município de Cachoeira do Arari ou até Soure para dar início a trilha “Costa Marajoara”. Em grande parte, o trajeto apresenta asfalto, porém com partes ainda sem revestimento. É possível chegar de carro de passeio, de ônibus ou mesmo de bicicleta a partir do Porto na Foz do Rio Camará (Lanchas e balsa). Os horários são geralmente 6:30 da manhã.
É também uma opção, partir de Belém/PA e chegar direto à Soure, a partir do Terminal Hidroviário "Luiz Rebelo Neto tomando-se em uma lancha, numa viagem de 2 horas, com dois horários de partida (6:30 horas e 8:15 horas).
Histórico
Curiosidades
Cabe destacar que os manguezais contidos na Resexmar Soure fazem parte da maior faixa contínua de manguezal do mundo, que vai do estado do Maranhão até o Amapá. Trata-se de uma área estratégica para a conservação, sobretudo devido ao apelo socioambiental da região da Amazônia Atlântica, uma vez que é onde se concentra a maior população e produção ligada à pesca artesanal marinha-costeira do Brasil. Sua integração seria à Trilha do Oiapoque ao Chuí.
É aqui no encontro do rio mais caudaloso do mundo, Amazonas, com o oceano Atlântico, o único lugar do mundo onde ocorre o encontro dos Peixe-boi Amazônico (?????) e o Peixe-boi marinho. Com registros de animais híbridos.
Slogan da trilha
Raízes da vida, caminhos do mar.
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por ano
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não
Territórios:
QTD de municípios que a trilha interliga
2
Listagem municípios
Soure -PA (Costa Marajoara), Salvaterra (Caminhos do Marajó)
Listagem Unidades Federativas
Pará - PA
QTD UCs que a trilha conecta
2
Listagem Unidades de Conservação
Reserva Extrativista Marinha de Soure – RESEXMAR Soure (Unidade de Conservação Federal) e APA do Marajó (Unidade de Conservação Estadual)
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.