Diretoria da Associação Caminho de Cora Coralina - ACCC:
Diretor Presidente: José A. de Assis Filho – (62) 99909.0627
Diretor Administrativo e Financeiro: Iransé Oliveira Silva – (62) 98112.0859
Secretaria Executiva: Shirlene Álvares da Silva – (62) 98106.1658
Coordenadora Comunicação e Promoção: Gabrielle Ramos de Carvalho – (62) 98153.2630
Coordenador Manejo, Sinalização, Voluntariado e Segurança: Jhonatan Soares Campos – (62) 99612.8435
Coordenadora Inovação, Parcerias e Pesquisa: Thais Gonçalves de Sousa – (62) 99170.7568
Coordenador Empreendedorismo e Desenvolvimento: Carlos Disney Candido – (62) 99671.8877
Descrições da trilha:
Descrição da Trilha
O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, que cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. Idealizado em 2013, o projeto teve como propósito interligar os municípios, povoados, fazendas e atrativos, passando por antigos caminhos, numa rota turística para Caminhantes e Ciclistas.
Informações Gerais
Todos os municípios e povoados possuem meios de hospedagens disponíveis para atendimento ao viajante.
O caminho é todo sinalizado e é permitido que usuários percorram de forma auto guiada. Recomendamos as operadoras parceiras da Associação Caminho de Cora Coralina, para garantir experiências inesquecíveis.
O planejamento é fundamental antes de iniciar a trilha, informação é tudo!
Como Chegar
O caminho se inicia em Corumbá de Goiás
Brasília x Corumbá de Goiás = 115 km
Goiânia x Corumbá de Goiás = 113 km
Histórico
Para a definição do traçado tomou-se como principais fontes documentais o relato de viagem “A Jornada a Goiás de Luís da Cunha Menezes, desde Salvador, em 1778”, quando este veio empossar-se no Governo da Capitania de Goiás; os livros “Viagem à Província de Goiás” e “Viagem ao Interior do Brasil” dos naturalistas Auguste de Saint’Hilaire e Johan Emanuel Pohl respectivamente, que passaram por esses caminhos entre 1818 e 1821; “Viagem às Terras Goyanas”, de Oscar Leal, extraordinário relato escrito nos anos 1880; e o “Relatório Cruls” – Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil que explorou, entre 1892 e 1893, uma ampla região do entorno do Distrito Federal para definir a localização da nova Capital do Brasil.
Foi, também, de fundamental importância para a definição do traçado as informações obtidas de moradores locais que, em alguns casos, acompanharam a equipe de pesquisa de campo nas expedições exploratórias em busca de locais citados nos documentos, ou em longos bate-papos onde a tradição oral difundia fatos e feitos ocorridos na região.
Em 2017 foi retomada a implementação do Caminho de Cora Coralina pela Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo que ofereceu apoio em sua estruturação através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e outras Unidades de Conservação no roteiro, mobilizando as comunidades locais e dando os primeiros passos para a organização da Associação Caminho de Cora Coralina. Ao mesmo tempo o ICMBio projetava os caminhos de longo curso pelo Brasil afora, contemplando o Caminho de Cora como a parte mais ocidental do Caminho dos Goyazes que ligará a Chapada dos Veadeiros a Cidade de Goiás num roteiro de mais de 1000 km.
Hoje o roteiro Caminho de Cora Coralina encontra-se consolidado, atendendo a caminhantes e ciclistas com pousos e alimentação ao longo de todo o seu percurso, tem uma associação formalizada com mais de 30 empreendedores e conta com mais de meia centena de colaboradores e voluntários que oferecem apoios em diversas áreas, cumprindo a missão de transformar o Caminho de Cora Coralina num roteiro de história, natureza, gastronomia e poesia. Um Caminho de Encontros!
Curiosidades
O nome Caminho de Cora Coralina é uma homenagem à Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Cora foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência.
Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
Slogan da trilha
Trilha de longo curso que liga 8 cidades goianas. São 300 km de cutura, poesia, aventura e natureza.
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Territórios:
QTD de municípios que a trilha interliga
08
Listagem municípios
Corumbá de Goiás - Cocalzinho de Goiás - Pirenópolis - São Francisco de Goiás - Jaraguá - Itaguari - Itaberaí - Cidade de Goiás
Listagem Unidades Federativas
Goiás - GO
QTD UCs que a trilha conecta
06
Listagem Unidades de Conservação
Parque Estadual dos Pireneus
APA dos Pireneus
Geoparque dos Pireneus
Parque Estadual da Serra de Jaraguá
APA da Serra Dourada
Parque Municipal da Estrada Imperial
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.