Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Os Passos de Anchieta
Tipo da Trilha
Trilha Internacional
Início da Trilha
Vitória / ES
Fim da Trilha
Anchieta / ES
Ponto Culminante
Santuário Nacional de São José de Anchieta
Modal(is)
Caminhada, Bike, Rotas Peregrinas, Equestre, Aquático
Biomas
Mata Atlântica
Outros biomas
Não se aplica
Significado e histórico da Pegada
A logo de "Os Passos de Anchieta" representa a pegada humana na areia da praia, com a espuma da água e o mar sempre ao lado esquerdo, identificando o roteiro percorrido pelo Padre José de Anchieta, saindo de Vitória, passando por Vila Velha, Guarapari até chegar em Anchieta.
Autor da Pegada
Padre José de Anchieta
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Os Passos de Anchieta
Estruturação da Trilha
A trilha é totalmente sinalizada com totens de 2,5m de altura, com uma placa retangular no topo adesivada dos dois lados, identificando a caminhada. No corpo do totem tem a quilometragem, uma seta e uma pegada.
Associação gestora da trilha
Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta - ABAPA

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cidades históricas, Eventos tradicionais, Experiências gastronômicas, Mirante, Museu, Observação de fauna, Praia
Outros Atrativos
Não se aplica

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
100km
Distância Implementada (km)
105km
Duração (dias)
04 dias
Altitude Máxima (m)
154m
Altimetria Positiva (m)
200m
Altimetria Negativa (m)
180m

Mídias sociais:

Facebook
https://www.facebook.com/PassosDeAnchieta
Instagram
https://www.instagram.com/passosdeanchieta/
Youtube
https://www.youtube.com/@OsPassosdeAnchieta
Twitter
WhatsApp
(027) 999284684 / (027) 999677441
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Carlos Magno de Queiroz - Lilico
Telefone do contato principal
27999284684
Endereço de e-mail do contato principal
trilhaum@gmail.com
Site
https://ospassosdeanchieta.com/
Email corporativo da trilha
ospassosdeanchieta@gmail.com
Endereço
Rua Antônio dos Santos Leão, nº 141, Setor B, Barra do Jucu, Vila Velha / ES
Outros Contatos
WhatsApp: (027) 9 9928 4684

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
Os Passos de Anchieta é uma caminhada de 100km, que tem início em Vitória, passando por Vila Velha, Guarapari e chegando em Anchieta.

1º dia: Como Vitória é uma ilha, para chegar a Vila Velha o trajeto é feito em ônibus fretado até o Convento da Penha, marco da colonização do Estado.

Seguindo sempre pelo litoral, a rota continua pelas praias urbanas de Vila Velha: Praia da Costa, Itapoã e Itaparica, com suas dezenas de quiosques contrastando com os modernos edifícios da orla, chegando a Barra do Jucu, conhecida como paraíso do surf e das bandas de congo. Aqui vale a pena uma pausa para degustar uma moqueca capixaba e ouvir os tocadores de congo, ao som ritmado dos tambores e das casacas.

2º dia: Enquanto o primeiro dia se passa quase todo em área urbana, no segundo trecho as praias são praticamente desertas. Saindo da Barra do Jucu, os andarilhos passam pela praia de Ponta da Fruta, que possui uma grande lagoa de água doce, para logo depois entrar na área de restinga, protegida pelo Parque Estadual Paulo César Vinhas. As próximas praias são um convite à reflexão interior e contemplação da natureza.

Apesar desse trecho ser considerado um dos mais bonitos, ele é também o mais cansativo, pois praticamente todo o percurso é feito na areia. A segunda parada para pernoite é feita em Setiba. A região é conhecida como point para praticantes de surf e canoagem em onda. Pois a praia de Setibão além de ser quase deserta, possui ondas fortes e bem desenhadas. Daí o local, assim como a Barra, ser reduto de surfistas.

3º dia: Mas apesar de todos os percalços do caminho, o andarilho certamente se sentirá recompensado no terceiro dia ao passar pela região conhecida por Aldeia e pelas Três Praias, em Guarapari, onde a natureza mostra suas enseadas caprichosamente desenhadas e emolduradas com pedras e ondas mansas e preguiçosas.

Guarapari, uma das cidades fundadas pelo Beato, é conhecida nacionalmente devido às suas praias de areias monazíticas, que possuem efeitos benéficos à saúde. Durante o verão, sua população chega a aumentar cinco vezes de tamanho, com turistas vindos principalmente de Minas Gerais e do planalto central, atraídos não apenas pelas poderes curativos das areias radioativas, mas também pela beleza das praias e agitação noturna.

Meaípe é o terceiro ponto de parada do roteiro. Essa charmosa enseada já foi classificada pelo Guia 4 rodas e pela mídia especializada em turismo como uma das praias mais bonitas do país. No verão a tranquila enseada se transforma em um dos points mais badalados do litoral capixaba. Lá estão as mais agitadas boates do Estado.

São poucos os que se arriscam a uma esticada até as famosas boates da cidade. A ordem é guardar forças para encarar a última etapa da caminhada, sem contar que o aquecimento coletivo começa às seis e trinta da matina.

4º dia: A última etapa, de 23 km, é um resumo de todos os anteriores, pois alterna trechos onde se caminha em praias desertas, rodovias e estradas de terra. Em uma dessas estradas os andarilhos são saudados com pétalas de flores e palmas.

Na beira das praias são encontrados poços naturais de água potável que, dizem, terem sido abertos pelo Padre Anchieta, ainda durante suas caminhadas para saciar a sua sede e a dos índios que constantemente o acompanhavam.

Ubu, uma pequena vila à beira de uma extensa praia de águas mansas, recebeu este nome quando Anchieta ali passou pela última vez. Carregado por uma multidão de cerca de três mil índios, seus esquife tombou, o que fez os índios exclamarem "Aba Ubu" – O padre caiu.

Hoje, no local onde se diz ter ocorrido tal fato existe uma cruz, onde os andarilhos, ao passarem, viram-se de costas e atiram conchas, cada uma simbolizando um pedido que gostaria que fosse atendido pelo padre. Uma alusão às pedras que são atiradas por cima do ombro, no caminho de Santiago.

O último oásis do caminho fica na praia de Castelhanos, onde muitos esperam pelos que ficaram para trás, para poderem percorrer os últimos quilômetros e subirem as escadarias do santuário juntos.

O grande prêmio da caminhada é a visão da escadaria que leva ao santuário de Anchieta, uma construção jesuítica de 1597, erguida pelo beato em seu último ano de vida com a ajuda dos índios tupis. Nessa hora, os participantes compartilham não só a refeição de boas vindas, mas também toda uma história de solidariedade, superação de obstáculos físicos, companheirismo e satisfação.
Informações Gerais
Como Chegar
Aeroporto de Vitória e Rodoviária de Vitória.
Histórico
Os Passos de Anchieta é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, à Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago, em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida, quando preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo que tanto lhe evocava a sua San Cristoban de Laguna, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde nasceu.

O roteiro foi resgatado em 1998 e se consolidou como uma rota perene, a ser percorrida ou conhecida a qualquer época do ano, por qualquer trecho do percurso. Os idealizadores do projeto conceberam uma caminhada anual para efeito de promoção da iniciativa cujo número de participantes é crescente a cada edição. Ela é realizada sempre a partir do feriado de Corpus Christi, beneficiando-se do feriado nacional que favorece a disponibilidade das pessoas visto que o percurso total demanda quatro dias. Nada impede que as pessoas se disponham a fazê-lo em outra época do ano e num ritmo de caminhada que estiver mais disposto.

Durante a caminhada coletiva oficial, o percurso é realizado em quatro dias, divididos nos seguintes trechos:

1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.
2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.
3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 km ainda em Guarapari.
4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município finalmente os 23 km finais abrangem.

A ABAPA monta pontos de apoio, chamados “oásis”, aos andarilhos em intervalos constantes para fornecer água, frutas e medicação para as câimbras, bolhas e torções que inevitavelmente acabam surgindo nos menos preparados. Na ocorrência de algum caso mais grave, há ambulâncias prontas para remoção de acidentados. E aqueles que acabam desistindo no meio do caminho, também podem pegar uma carona nos carros de apoio da organização.

Todo o percurso é marcado fortemente por aspectos ecológicos, históricos, religiosos e culturais. Talvez seja essa a receita que consegue atrair tanta gente, dos mais diversos lugares do país, em tão pouco tempo de implantação do projeto.
Curiosidades
Criado em 1998, é o primeiro caminho cristão das Américas.
Slogan da trilha
"Estou neste caminho"
Link do vídeo institucional
https://www.youtube.com/watch?v=uv1VTFjuqcY&pp=ygUVb3MgcGFzc29zIGRlIGFuY2hpZXRh
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por ano
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Sim

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
04
Listagem municípios
Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta
Listagem Unidades Federativas
Espírito Santo - ES
QTD UCs que a trilha conecta
01
Listagem Unidades de Conservação
03 unidades: Reserva Ecológica de Jacarenema, Parque Natural Morro do Moreno e Reserva Ecológica Paulo César Vinha.

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/folders/1hm5WC_w8fUREQqWpO876vZCgXTraUPqP?usp=sharing

Copyright © 2024
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues