A implementação da trilha de longo curso circular a “TransMagé”, consiste em percorrer os 6 distritos do município começando por Guia de Pacobaíba. A identidade visual da pegada da Trilha TransMagé (TTM) foi definida a partir da relevância da estrada de ferro Mauá, a primeira estrada de ferro do Brasil e a terceira da América Latina, idealizada e construída por Irineu Evangelista de Souza em 30 de abril de 1854. Em virtude da sua contribuição para o progresso do Império do Brasil na ocasião, recebeu o título nobiliárquico de Barão de Mauá. A primeira locomotiva a percorrer os trilhos foi batizada de “Baroneza” em homenagem a esposa do Barão de Mauá. A inauguração da estrada de ferro contou com a presença da Corte e do imperador Dom Pedro II.
Autor da Pegada
Secretaria de Turismo de Magé
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Estruturação da Trilha
Associação gestora da trilha
Prefeitura Municipal de Magé
Atrativos da trilha:
Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Cidades históricas, Observação de aves, Pico
Outros Atrativos
Ficha técnica:
Distância planejada (km)
15km
Distância Implementada (km)
3,25 km
Duração (dias)
5 dias
Altitude Máxima (m)
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)
Mídias sociais:
Facebook
Instagram
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais
Contatos:
OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.
Nome do contato principal
DAIANE TEIXEIRA
Telefone do contato principal
21993957938
Endereço de e-mail do contato principal
daianelp_15@hotmail.com
Site
Email corporativo da trilha
turismo@mage.rj.gov.br
Endereço
Outros Contatos
Descrições da trilha:
Descrição da Trilha
Conhecida por seu potencial turístico e por ser uma das mais belas cachoeiras do Município, a cachoeira Véu da Noiva está localizada no distrito agrícola de Rio do Ouro.
A queda d’água de aproximadamente 110 metros de altura atrai muitos turistas, principalmente amantes do rapel. A cachoeira Véu da Noiva também é muito procurada para a prática de trilhas e possui diversos poços ao seu redor. Um verdadeiro paraíso natural cercado pelo Bioma Mata Atlântica, a cachoeira apresenta o cenário perfeito de natureza intocada e agrada aos seus visitantes.
A cachoeira véu da noiva está inserida na APA Petrópolis, Unidade de Conservação de Uso Sustentável e na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ambas geridas pelo ICMBio, através do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Teresópolis e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Véu da Noiva, Unidade de Conservação de Uso Sustentável gerida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além de estar inserida no Mosaico Central Fluminense, caracterizado como reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela Unesco. Logo, a cachoeira Véu é protegida pela lei 9.985 de 18 de julho de 2020, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pelos decretos de criação das Unidades de Conservação da APA Petrópolis e RDS Véu da Noiva, Lei Federal nº 11.428/2006 – Lei da Mata Atlântica, pelo Código Florestal, entre outras legislações.
Informações Gerais
Como Chegar
Histórico
Curiosidades
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Ainda não foi realizado
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.