Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Trilha Aquática Xingu
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Vitória Do Xingu - PA
Fim da Trilha
Senador José Porfírio - PA
Ponto Culminante
Modal(is)
Aquático
Biomas
Amazônia
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
A Pegada mostra um pouco do bioma encontrado durante a trilha, botos, tartarugas da Amazônia entre outros animais.
Autor da Pegada
Wyllyan Farias de Lacerda
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Estruturação da Trilha
Associação gestora da trilha
Xingu Adventure

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Experiências gastronômicas, Igarapés, Observação de aves, Observação de fauna, Praia
Outros Atrativos

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
42 KM
Distância Implementada (km)
42 KM
Duração (dias)
3 Dias
Altitude Máxima (m)
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)

Mídias sociais:

Facebook
Instagram
@trilhaaquaticaxingu
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Wyllyan Farias
Telefone do contato principal
93991471046
Endereço de e-mail do contato principal
wyllyanfarias@hotmail.com
Site
Email corporativo da trilha
xinguadventure@hotmail.com
Endereço
Av. João Pessoa nº 2648 - Esplanada do Xingu, CEP: 68371-040 Altamira - PA
Outros Contatos

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
Com 42 quilômetros de extensão, o percurso passa por duas importantes Unidades de Conservação (UCs) geridas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio): a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal. As áreas são conhecidas por sua rica biodiversidade e pela relevância na proteção de quelônios amazônicos. A Trilha Aquática Xingu ofereçe um trajeto que interliga os municípios de Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, na região sudoeste paraense, e é resultado de uma parceria entre o Ideflor-Bio e a Empresa Xingu Adventure. A trilha não apenas oferece um roteiro diferenciado de ecoturismo, mas também promove a interação sustentável com comunidades locais, como a de Pirarucucuara, que servirá de ponto de apoio para os aventureiros. Serviços como café da manhã, almoço e hospedagem são oferecidos por moradores da região.
Informações Gerais
Além da beleza natural, a trilha busca conscientizar sobre a importância de preservação das áreas protegidas e da fauna aquática. O Tabuleiro do Embaubal, por exemplo, é uma das principais áreas de reprodução de quelônios na Amazônia. Já a RDS Vitória de Souzel reforça o manejo sustentável e a valorização cultural dos povos que vivem na região.
Envolvimento - A comunidade local está diretamente envolvida no projeto, reforçando o modelo de turismo sustentável e participativo. “É uma iniciativa que traz não apenas turistas, mas também novas possibilidades de renda e valorização das tradições locais.
Os visitantes interessados em explorar a Trilha Aquática Xingu podem entrar em contato diretamente com os serviços locais. O apoio comunitário e a estrutura já preparada são diferenciais que prometem transformar o trajeto em uma experiência única.
Como Chegar
Para acessar a Região Turística do Xingu, onde está localizada a trilha, o turista pode chegar ao município de Altamira, considerado o principal portal de entrada da região, que conta com infraestrutura de aeroporto e terminal rodoviário. A partir de Altamira, é necessário deslocar-se até o município de Vitória do Xingu, ponto de partida para a trilha.
Histórico
A Trilha Aquática Xingu é marcada por uma rica história que combina aspectos culturais, econômicos e ambientais. No período colonial, a área foi palco de intensas ações jesuíticas voltadas à catequização dos povos indígenas, deixando um legado histórico de influência religiosa e cultural. Posteriormente, durante o Ciclo da Borracha, a região desempenhou um papel importante como rota de exploração e escoamento do látex, sendo ponto estratégico para o desenvolvimento econômico da Amazônia no final do século XIX e início do XX.

Atualmente, a região também se destaca pela pecuária, com a criação de búfalos como uma das principais atividades econômicas. Essa prática contribui para a subsistência e o desenvolvimento das comunidades locais, consolidando a diversidade de usos e práticas no território.

Além de seu valor histórico e econômico, a área é reconhecida por sua rica biodiversidade e por abrigar duas importantes Unidades de Conservação: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal, essenciais para a preservação de quelônios amazônicos e outras espécies . A Trilha conecta os municípios de Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, reforçando o compromisso com a conservação ambiental e o turismo sustentável, promovendo um modelo que valoriza o patrimônio natural e histórico da região, ao mesmo tempo em que beneficia as comunidades locais.
Curiosidades
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Ainda não foi realizado
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
2
Listagem municípios
Vitória do Xingu - PA
Senador José Porfírio - PA
Listagem Unidades Federativas
Pará - PA
QTD UCs que a trilha conecta
2
Listagem Unidades de Conservação
Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel
Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
Link do Google Drive
https://drive.google.com/drive/folders/1XY7AOSJQRXAf25UXmzwqGoiJIqrfykTF?usp=sharing

Copyright © 2024
Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)

Hospedagem: apoio Onlink

ptzh-CNenfrdeitjarues