Rede Brasileira de Trilhas recebe prêmio Advancing Trails no International Trails Summit!
É com muita alegria e com o peito cheio de satisfação que anunciamos que a Rede Brasileira de Trilhas foi escolhida para receber o PRÊMIO ADVANCING TRAILS AWARD, na categoria internacional.
O PRÊMIO ADVANCING TRAILS AWARD é uma iniciativa da coalizão norte-americana American Trails, criada em 1971 com o nome de National Trails Council.
A American Trails é a maior organização de trilhas do mundo e reúne instituições gestoras de trilhas e de áreas protegidas, profissionais, empresas, voluntários, conservacionistas e usuários em uma coalizão destinada a promover o desenvolvimento, implementação, preservação, manejo capacitação e divulgação das trilhas nos Estados Unidos.
Desde 1971, a American Trails organiza bienalmente o International Trails Summit, maior e mais prestigiado congresso de trilhas em todo o planeta. No contexto do Congresso são distribuídos os Prêmios Advancing Trails Awards, em “reconhecimento à contribuição extraordinária de voluntários, profissionais e outras lideranças cujo trabalho contribua para a criação de um sistema eficiente de trilhas ao redor do Globo”.
Das dez categorias do Prêmio, uma é dedicada a iniciativas fora do Estados Unidos: a categoria internacional. Precisamente nessa categoria a Rede Brasileira foi escolhida para receber o prêmio a ser entregue no International Trails Summit de 2023, que será realizado em Reno, no Estado de Nevada, entre os dias 17 e 20 de abril.
International Trails Summit
Trata-se de um prêmio de valor simbólico inestimável e do maior reconhecimento recebido até hoje pela Rede Brasileira de Trilhas, iniciativa desenhada de baixo para cima por membros voluntários da Sociedade Civil e que hoje é uma robusta política pública sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e ICMBio.
Por isso mesmo, esse é um prêmio que não foi ganho por uma só pessoa. Em nosso caso, é um prêmio plural que reconhece o trabalho de MUITAS e MUITOS, que estão em todos os cantos do Brasil. Os voluntários que suam a camisa nas mais de 250 trilhas que compõem hoje a REDE merecem esse prêmio, os analistas ambientais, guardas parque, brigadistas e terceirizados das mais de 400 unidades de conservação federais, estaduais, municipais e privadas que fazem a gestão de trilhas da REDE, merecem esse prêmio, os servidores públicos que, nos Ministérios, Secretarias e instituições gestoras de UCs lutam pela REDE merecem esse prêmio, fazem o planejamento, buscam os recursos e coordenam a REDE, merecem esse prêmio, as associações de ciclistas, os grupos de caiaqueiros, os clubes excursionistas, os coletivos de caminhantes, as associações de peregrinos e as federações de montanhismo que compõem a REDE, merecem esse prêmio, as associações empresariais e de classe, os empresários, donos de pousada, guias de turismo e outros prestadores de serviço de cada trilha que integra a REDE merecem esse prêmio, os jornalistas que ajudaram a divulgar o conceito merecem esse prêmio, os professores, pesquisadores e acadêmicos que pesquisam a REDE merecem esse prêmio, os policiais, bombeiros e guardas municipais que patrulham e cuidam das trilhas da REDE merecem esse prêmio.
Todos VOCÊS, voluntários, servidores públicos, trabalhadores da iniciativa privada, funcionários de ongs ou empreendedores que já sinalizaram uma pegadinha amarela e preta, que passaram horas em reuniões de planejamento, que já pegaram na enxada para manejar uma trilha, que pesquisaram ou orientaram alunos, que já hospedaram, guiaram ou transportaram um trilheiro... enfim todos VOCÊS milhares de cidadãos que acreditaram nessa causa e ajudam a construir essa linda REDE BRASILEIRA DE TRILHAS, são merecedoras desse prêmio.
Comemore com a REDE, esse é prêmio é do Brasil, esse prêmio é seu!
Se Você, sua instituição, seu coletivo ou sua empresa ajudou e ajuda a construir essa política pública cidadã, pode OSTENTAR COM ORGULHO EM SEU CURRÍCULO o item:
GANHADOR DO PRÊMIO ADVANCING TRAILS AWARD
PARABÉNS!!!!!
REDE BRASILEIRA DE TRILHAS
PEGADAS AMARELAS E PRETAS
CONECTANDO AS UNIDADES DE
CONSERVAÇÃO DO BRASIL