Parques Naturais Bororé, Varginha, Itaim, Jaceguava e Cratera de Colônia, Parque Estadual Varzea do Embu Guaçu, Parque Estadual Serra do Mar núcleo Curucutu, RPPN Curucutu, e APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos
Modal(is)
Caminhada, Bike, Equestre
Biomas
Cerrado, Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
A pegada tem a ver com o animal simbolo da cidade de São Paulo a onça sussurana, escollhida por uma consulta pública , ficando a pegada da onça no calcanhar da nossa pegada da trilha.
Autor da Pegada
Secrecatria do Verde e Meio Ambiente, Divisão de Gestão de Unidades de Conservação, Biólogo Luccas Longo.
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Trata-se de uma trilha que pecorre um dos ultimos remascentes da Mata Atlêntica do extemo sul da cidade de São Paulo, inserido na zona rural de SP
Ficha técnica:
Distância planejada (km)
170
Distância Implementada (km)
0
Duração (dias)
previsão de 5 a 6 dias a pé, 3 a 4 dias de bicicleta
Altitude Máxima (m)
Altimetria Positiva (m)
Altimetria Negativa (m)
Mídias sociais:
Facebook
Instagram
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais
Contatos:
OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.
Nome do contato principal
Marcelo Freire Mendonça
Telefone do contato principal
11961789843
Endereço de e-mail do contato principal
florestta@gmail.com
Site
Email corporativo da trilha
mfmendonca@prefeitura.sp.gov.br
Endereço
Outros Contatos
Descrições da trilha:
Descrição da Trilha
A trilha tem aproximadamente 170km e esta inserida no extremo sul da cidade de São Paulo em sua zona rural, interliga 10 UCs entre parques naturais, estaduais, RPPNs e APAs, interligando ainda com a cidade vizinha de Embuguaçu.
Informações Gerais
A trilha, por causa de características próprias e da nescessidade de interligação com UCs que só tem acesso por via pavimentada, ainda esta na fase de planejamento para adequação, contudo já possui vários trechos que basta sinalizar, ação que começará no mês de abril de 2022.
Como Chegar
Balsa da Ilha Bororé - Grajaú, São Paulo, SP,
Histórico
A ideia da trilha nasceu com a criação dos Parques Naturais Muncipais da zona sul de SP, a partir dai seguiu-se a ideia de interligar os mesmos por trilhas e vias rurais da cidade, priorizando, dentro do possível estradas de terra, olhando no mapa da região foi verificado a proximidade de outras UCs, estaduais e RPPN, então surgiu a ideia de interligar todas essas UCs.
Curiosidades
Cada parque guarda caracteristicas prórpias de interesse para educação ambiental, onde temos, por exemplo o Parque Jaceguva que guarda áreas visinhas com dois tipos de biomas bem distintos como a Mata Atlântica e o Cerrado, outros parques estão inseridos na áreas das represas Billings e Guarapiranga que fazem parte do segundo maiior sistema produtor de água abastecendo mais de 3,2 milhões de pessoas da captial paulista e cidades vizinhas, parque inserido na divisa entre SP e Itanhaem no litoral sul de SP na Serra do Mar com bioma Mata Atlantica e destaque para os Campos Nebulares de altitude.
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Outro
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não
Territórios:
QTD de municípios que a trilha interliga
Dois
Listagem municípios
São Paulo, Embu Guaçu. SP
Listagem Unidades Federativas
São Paulo - SP
QTD UCs que a trilha conecta
10
Listagem Unidades de Conservação
Parques Naturais Municipais Bororé, Varginha, Itaim, Jaceguava e Cratera de Colônia, Parque Estadual Varzea do Embu Guaçu, Parque Estadual Serra do Mar núcleo Curucutu, RPPN Curucutu, e APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.