Trilha dos Cânions e foi projetada sua pegada (e logotipo) que é marcada por uma ave em voo, uma pintura rupestre encontrada na região dos cânions, e um mandacaru, cactácea característica da vegetação da Caatinga.
Autor da Pegada
Emerson Leandro Costa de Oliveira
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Trilha Velho Chico
Estruturação da Trilha
Associação gestora da trilha
Atrativos da trilha:
Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cânions, Cidades históricas, Experiências gastronômicas, Experiências rurais, Gruta, Mirante, Observação de aves, Observação de fauna
OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.
Nome do contato principal
EMERSON LEANDRO COSTA DE OLIVEIRA
Telefone do contato principal
75988625606
Endereço de e-mail do contato principal
merson.leo@gmail.com
Site
Email corporativo da trilha
Endereço
Av. Maranhão, 79 , Fazenda CHESF, Paulo Afonso/BA.
Outros Contatos
Descrições da trilha:
Descrição da Trilha
a Trilha dos Cânions segue em implantação, com outros 8,5 km sinalizados em 2021, e com previsão de completar 20 km em 2022. No traçado foram aproveitados caminhos utilizados pelas comunidades e povos tradicionais da região há séculos. O objetivo é implementar novos trechos da trilha até completar o percurso dos cânions e fazer a conexão com a Trilha do Trem em Piranhas (no percurso da antiga estrada de Ferro Paulo Afonso) e a Trilha dos Canoeiros em Pão de Açúcar, ambas em Alagoas.
Informações Gerais
Quando estiver totalmente implantada, a Trilha dos Cânions poderá proporcionar de 6 a 8 dias (cerca de 80km) de caminhada, com trechos terrestres e aquáticos (feitos tanto com pequenos botes quanto com a tradicional canoa de tolda) em ambas as margens do São Francisco. Um percurso que valoriza os atributos cênicos, culturais, históricos e culinários da região em que está inserida.
Como Chegar
Aeroporto de Paulo Afonso ou
Aeroporto de Aracaju, e deslocamento de 290km até a cidade de Paulo Afonso/BA.
Histórico
O rio São Francisco que flui no sentido geral sul-norte a partir de sua nascente em Minas Gerais, curva abruptamente para leste em seu curso médio na Bahia. O rio, que num passado geológico remoto continuava a correr na direção do norte e desaguava no que seria o litoral do Piauí, foi barrado pelo soerguimento de chapadas sedimentares como a Chapada do Araripe, formando um grande sistema lacustre, até que rompeu estes obstáculos correndo para leste e abriu caminho pelas rochas fraturadas do Cráton do São Francisco (assoalho da crosta terrestre antigo e estável onde não se verifica grandes movimentos tectônicos), esculpindo seu curso num profundo cânion de 60 quilômetros logo após desabar na Cachoeira de Paulo Afonso.
Curiosidades
A imensa cachoeira atraiu a atenção de muitos aventureiros, cientistas e autoridades no século XIX como o explorador Richard Burton e o próprio Imperador D. Pedro II. Esta maravilha da natureza motivou a criação de um parque nacional em 1948, que foi extinto em 1969 para a implantação de um complexo hidrelétrico. O belo cenário dos cânions recebeu nova proteção em 2009, com a criação do Monumento Natural do Rio São Francisco na divisa dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe.
A atividade econômica da região dinamizou-se com a criação da Fábrica da Pedra por Delmiro Gouveia em 1912. Este empreendedor construiu a primeira hidrelétrica da região em 1913. Trinta e cinco anos depois, em 1948, o governo brasileiro criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco para aproveitar a energia da cachoeira de Paulo Afonso, construindo várias hidrelétricas nos anos subsequentes.
A região também ficou famosa por ser palco privilegiado da ação dos cangaceiros de Lampião. Aqui o notável capitão recrutou muitos jovens para o seu bando e encontrou o grande amor de sua vida: Maria Bonita, nascida e criada nestas caatingas. O emblemático casal e mais alguns companheiros de bando encontraram a morte trágica na Grota do Angico, em 1938.
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por mês
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Desconheço o termo
Territórios:
QTD de municípios que a trilha interliga
5
Listagem municípios
Paulo Afonso/BA;
Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado e Piranhas/AL;
Canindé de São Francisco/SE
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.