Informações Gerais
Circuito: O Circuito de Agrolândia percorre 157 km podendo ser realizado em três rotas diferentes.
Rotas: As rotas são dividias para facilitar circuito, bem como proporcionar aos ciclistas a opção de escolher a rota de sua preferência.
O Circuito de Cicloturismo Agrolândia vem sendo pensado e planejado aproximadamente a 06 anos, em parceria com a Associação Empresarial de Agrolândia – AEA, através do Núcleo de Jovens Empreendedores com a Prefeitura, através do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.
Alguns componentes do Núcleo de Jovens Empreendedores de Agrolândia, em 2019, mapearam 03 rotas de cicloturismo que criam um circuito, passando por Agrolândia e mais 04 municípios limítrofes (Atalanta, Braço do Trombudo, Otacílio Costa e Petrolândia), totalizando 157 km de percurso.
O objetivo do Circuito de Cicloturismo Agrolândia é fomentar o turismo no município, valorizar o patrimônio cultural, histórico e natural, além de incentivar a prática de esportes e o cuidado com a saúde.
O intuito é ser autoguiado (sem a necessidade de guia) para qualquer ciclista realizar os percursos em seu tempo, visando aproveitar da melhor forma os trajetos, e, que possa ser utilizado tanto pelos munícipes quanto cicloturistas em três trechos diferentes a serem realizados em 03 dias (sugestão).
Em 2021 a Prefeitura de Agrolândia realizou um investimento no valor de R$ 36.400,00 para a aquisição de 100 Placas Indicativas - “Conjunto de Placas de Cicloturismo” de tamanho 40x40cm, e 01 Placa Interpretativa - “Conjunto de Placas de Cicloturismo” de tamanho 2mx1m. Sendo que as hastes em madeira tratada foram adquiridas e as placas instaladas pela AEA.
O lançamento do Circuito de Cicloturismo Agrolândia aconteceu em 21/05/2023 com a participação efetiva de 100 ciclistas inscritos, provenientes de 17 municípios quando foi apresentado à comunidade local e visitantes o Trecho 01 do circuito.
O próximo evento realizado, com o intuito de divulgar o circuito foi realizado em 09/07/2023 durante as festividades do mês de julho, quando é comemorado o aniversário e é realizada a maior festa da cidade, a FECOL – Festa da Colheita. Nesse evento obtivemos 134 inscritos de 18 municípios e foi apresentado o Trecho 03 do circuito.
O apoio dado aos eventos, até então, são provenientes da Prefeitura e da AEA de Agrolândia, com carros que acompanham os ciclistas, fotógrafo, divulgação na internet/redes sociais, nos canais de TV locais e regionais, rádio e panfletos, confecção de banners de chegada, apoio de cooperativas financeiras da cidade com balões de largada. Assim como, a criação de pontos de apoio aos ciclistas no local de partida/chegada e pontos de apoio nos trechos, com distribuição gratuita de água e frutas. No último evento como foi vinculado à FECOL, conseguimos distribuir medalhas aos participantes. Foram eventos gratuitos, onde os parceiros entenderam que qualquer distribuição realizada, basicamente água, frutas e medalhas, seria uma maneira de incentivo.
Contudo a Prefeitura e a AEA almejam que o Circuito tenha vida própria para poder receber mais cicloturistas, sem a realização de eventos esportivos para que isso aconteça. Assim a equipe técnica que se formou, turismóloga, e ciclistas apaixonados e empresários da cidade, entendem que é necessário a fomentação de Pontos de Apoio vinculados a Atrativos Turísticos, Restaurantes, Oficinas, Postos de Gasolina, Parques, entre outros localizados nos trechos do circuito, estimulando assim a rede produtiva do turismo rural, da gastronomia e meios de hospedagem disponíveis em nossa cidade e municípios da região.
Entendemos que os eventos esportivos de ciclismo, sim podem acontecer, pois ajudam a divulgar a cidade e o circuito, porém, não são a principal mola propulsora do cicloturismo.
Necessitamos de um mecanismo de divulgação e promoção do Cicloturismo Agrolândia, criando uma rede de apoio aos cicloturistas que visitam nossa cidade e região, possibilitando informação real e acessível a todos, que orientem o turista sobre os locais de visitação, de apoio, de hospedagem e de alimentação. Além de disponibilizar um canal de comunicação oficial do Circuito de Cicloturismo Agrolândia que hoje somente dispõe de um perfil na rede social Instagram.