Trilhas cadastradas

Informações gerais:

Nome da Trilha
Rota do Ferro
Tipo da Trilha
Trilha Regional
Início da Trilha
Sabará - MG
Fim da Trilha
Santa Bárbara - MG
Ponto Culminante
1.163metros: No km 39 - Ruínas da antiga estação ferroviária João Vasconcelos (1910) - atual Bar do Totó - Vilarejo de Rancho Novo
Modal(is)
Caminhada, Bike, Rotas Peregrinas, Equestre
Biomas
Cerrado, Mata Atlântica
Outros biomas
Significado e histórico da Pegada
Autor da Pegada
Informe o nome da Trilha Regional ou Nacional que essa trilha se integra
Circuito Turístico Rota do Ferro
Estruturação da Trilha
Associação gestora da trilha
Associação Turística e Esportiva Rota do Ferro

Atrativos da trilha:

Atrativos
Aspectos históricos , Banho, Cachoeira, Cidades históricas, Eventos tradicionais, Experiências gastronômicas, Experiências rurais, Mirante
Outros Atrativos

Ficha técnica:

Distância planejada (km)
80 qiuilometros
Distância Implementada (km)
80 quilometros
Duração (dias)
de 1 a 4 dias
Altitude Máxima (m)
1.163metros
Altimetria Positiva (m)
1,040 metros
Altimetria Negativa (m)
995 metros

Mídias sociais:

Facebook
Rota do Ferro
Instagram
@rotadoferro
Youtube
Twitter
WhatsApp
Aplicativos
Outras Mídias Sociais

Contatos:

OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.

Nome do contato principal
Marcos Monteiro
Telefone do contato principal
31998842027
Endereço de e-mail do contato principal
marcosmonteirozip@yahoo.com
Site
Email corporativo da trilha
marcosmonteirozip@yahoo.com
Endereço
Outros Contatos
instagram: @rotadoferro

Descrições da trilha:

Descrição da Trilha
Rota turística e esportiva que percorre toda a extensão do antigo e desativado ramal da Estrada de Ferro Sabará a Sta Bárbara - " EFSSB " construído em 1895. Conhecido também como "Ramal Nova Era" e nomeado pelos locais de "Ramal do Ferro". A ROTA DO FERRO é destinada a praticantes de cicloturismo, cavalgada, trekking, trail run e esportes NÃO MOTORIZADOS visando, além da prática esportiva, o turismo pelas cidades históricas que fazem parte do roteiro.
Informações Gerais
A Rota do Ferro segue a "faixa de domínio" do desativado ramal férreo já na sua totalidade sem os trilhos. Passa por trilhas em mata fechada, estradinhas vicinais, antigos túneis, ponte pênsil, pontilhões férreos, antigas estações além dos belos centros históricos das cidades de Sabará, Caeté, Barão de Cocais e Sta Bárbara
Como Chegar
O inicio da Rota do Ferro fica no Centro de Atendimento ao Turista da cidade de Sabará
Histórico
Documentos de 1886 referentes ao ramal por onde percorre o CIRCUITO TURÍSTICO
ROTA DO FERRO mencionam uma empresa de capital estrangeiro (Inglês)
responsável pela construção do ramal que em 1908 se chamava Estrada de Ferro
Sabará a Santa Bárbara-EFSSB seguindo, após Santa Bárbara, ate Nova Era (São José
da Lagoa). Outros documentos falam de uma estrada de ferro contratada pela
empresa Viação Brasil, que operava os barcos a vapor no Rio das Velhas, a qual,
partindo de algum ponto em Sabará, seguisse em ferrovias de bitola de 60cm e em
locomotivas Mikado até as jazidas de ferro na região de Gongo Soco, Morro
Grande(Barão de Cocais), Santa Bárbara e São José da Lagoa (Nova Era) . Seguindo
por outro ramal até o litoral do Espirito Santo. Os investidores (acionistas da
empresa Viação Brasil) visavam alcançar uma região ainda não atingida por nenhuma
ferrovia, mas que já se revelava atraente negócio.
Documentos não mencionam a nacionalização no governo Vargas e a encampação
pela Central do Brasil (EFCB), fato ocorrido alguns anos depois, quando o ramal
apelidado pelos locais de RAMAL DO FERRO, passou a ser chamado de Ramal Santa
Bárbara e depois de Ramal de Nova Era, com a expansão do seu ponto final, e
também ponto de ligação com a E. F. Vitória a Minas.
A EFVM (posterior RFFSA) começou a circular no ramal já nos anos 40. A partir dos
anos 1980 iniciaram-se as construções de variantes no percurso (atual Vitoria-Minas
sob concessão da Vale). Com a conclusão da nova variante (bitola mais larga) o ramal
passou a ser usados somente com transporte esporádicos de mercadorias e sitiantes.
A partir de 1996 o trecho foi totalmente erradicado pela RFFSA. Os bens móveis
foram leiloados e relocados para outros ramais. Os bens imóveis (faixa de domínio,
tuneis, pontilhões, estações, etc.) permanecem como bens da união
Curiosidades
Arquitetura histórica das pequenas cidades, antigos e abandonados túneis ferroviários, cachoeiras e pocinhos, nascentes, trilha fechada (singletracks) em mata atlântica, ponte pênsil, pontilhões, aquedutos históricos, ruínas de antigas estações, mirantes, vilarejos e receptividade dos locais
Slogan da trilha
Link do vídeo institucional
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Outro
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Desconheço o termo

Territórios:

QTD de municípios que a trilha interliga
4 municipios
Listagem municípios
Sabará, Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara
Listagem Unidades Federativas
Minas Gerais - MG
QTD UCs que a trilha conecta
Listagem Unidades de Conservação

Outros:

Endereço My Maps
Endereço Wikiloc
https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/circuito-turistico-rota-do-ferro-22417840
Link do Google Drive

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