OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.
Nome do contato principal
ARLETE REGILENE SCOZ
Telefone do contato principal
47984165544
Endereço de e-mail do contato principal
turismo@cimvi.sc.gov.br
Site
www.valeeuropeucatarinense.com.br
Email corporativo da trilha
turismo@cimvi.sc.gov.br
Endereço
RUA TUPINIQUIN, 1070
Outros Contatos
47 9 8416 5544
47 3308 2363
Descrições da trilha:
Descrição da Trilha
O circuito de Cicloturismo com 300 km passa por estradas de terra e calçamento em áreas rurais e urbanas; é autoguiado, sinalizado com setas amarelas, placas orientativas, navegação em GPS e wikiloc.
Com vasta diversificação de atrativos ao longo do percurso, apresenta graus de dificuldades de 1 a 5 é recomendado para quem pratica pedal. O roteiro com opcionais possuí 330Km, a média a ser percorrida em 7 dias é de 40 a 50km.
O circuito é autoguiado e se realizar o circuito sozinho (sem operadoras ou agência) é prioridade realizar as reservas nas hospedagens. Atualmente o circuito está profissionalizado, operadoras credenciadas e estruturadas disponibilizam pacotes prontos com reserva de hospedagens, alimentação, aluguel de bike, transfer de aeroporto, contratos de carro para bagagem ou carro apoio durante pedal. Para alugar a Bike é recomendado informar altura assim a locadora providenciará o tamanho ideal para o ciclista. O roteiro está dividido em várias etapas, cabe ao cicloturista optar em ficar mais ou menos dias, podendo hospedar-se em qualquer local do percurso do dia.
Informações Gerais
O Circuito do Cicloturismo não é recomendado para iniciantes, pois em sua totalidade o circuito possuí uma altimetria superior a 1.500 m.
O Circuito pode ser efetuado de carro.
Os passaportes estão disponíveis na Associação Vale Europeu, situada junto ao Hotel Timbó Park na Rua Blumenau, 141 – Timbó.
O valor cobrado no credenciamento é de R$ 20,00, e inclui o passaporte e a planilha de informações do Circuito.
O passaporte pode ser carimbado nos hotéis, restaurantes, prefeituras, portais e vários pontos de vendas da região e, ao completar o circuito, o cicloturista poderá retirar o certificado no mesmo local do credenciamento.
Como Chegar
O aeroporto mais próximo é Navegantes, a distância até o município de Timbó é de 80 km
Histórico
O circuito iniciou em 2005, através da associação Vale Europeu, fundada e formada por empresários do Trade Turístico dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, com objetivo de organizar o setor privado através de núcleos gerenciais das áreas mais abrangentes. Com planejamento voltado para a receptividade dos turistas e visitantes da região do Vale Europeu, seus atrativos culturais e naturais. Com a criação do circuito foi necessário que o poder público e a iniciativa privada formalizarem parceria para a gestão e manutenção dos circuitos. Através desta unificação foram criados dois circuitos: o Circuito do Cicloturismo em 2006 e Circuito do Caminhante em 2007. Desta forma os setores contribuíram para a criação e o desenvolvimento do primeiro Circuito Organizado e Planejado para Cicloturismo no Brasil.
Curiosidades
A herança cultural dos municípios que compõe o circuito é composta pelas etnias Alemãs, Italianas e Polonesas. A variedade de culturas aqui presentes, proporcionam uma gastronomia presente nas tradicionais cucas oferecidas nos cafés das hospedagens, padarias e confeitarias dos municípios. Experiências e vivências incríveis, que vão desde a gastronomia até a beleza exuberante da arquitetura preservada, nossos museus e magnífica beleza natural. Recomendamos experimentar os chopps artesanais, uma experiência incrível degustando os mais diversos sabores harmonizados com deliciosos pratos típicos a hamburguer caseiro. Em nosso Vale Europeu, você irá encontrar diversas hospedagens que irá lhe proporcionar uma experiência incrível, As hospedagens, hotel, hostel, pousadas, casas de aluguel, albergues, cama café, casas de família recebem certificação de qualidade para atendimento dos cicloturistas que percorrem o Vale Europeu Catarinense.
Informe a frequência que é realizado o manejo na trilha
Uma vez por mês
Informe se existe um Sistema de Gestão de Segurança implementado
Não
Territórios:
QTD de municípios que a trilha interliga
Nove municípios integram os circuitos
Listagem municípios
Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, doutor Pedrinho, Rio dos Cedros,
Listagem Unidades Federativas
Santa Catarina - SC
QTD UCs que a trilha conecta
5
Listagem Unidades de Conservação
Parque Nacional da Serra do Itajaí
Reserva Biológica Estadual do Sassafrás
Parque Natural Municipal Freymund Germer
Parque Municipal Carlo Pietro Vota
Parque Natural Municipal Salto do Zinco
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.