OBS: As informações solicitadas de contato são do responsável pela trilha e também os contatos corporativos da própria trilha.
Nome do contato principal
Marcos Alexandre dos Santos
Telefone do contato principal
31997016767
Endereço de e-mail do contato principal
marcos.santos@meioambiente.mg.gov.br
Site
Email corporativo da trilha
marcos.santos@meioambiente.mg.gov.br
Endereço
Rua Estrada Real, 91 Bela Vista. Centro - Conceição do Mato Dentro
Outros Contatos
Mariana Utsch - Secretaria Municipal de Turismo: (31) 99381-1559
Ângela - Voluntáriado Rota: (31) 98106-1883
Beth Diana - Associação dos Prestadores de Serviço da Rota das 10 Cachoeiras: (31) 99794-8173
Descrições da trilha:
Descrição da Trilha
A ROTA DAS 10 CACHOEIRAS FOI CONCEBIDA PELO INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS, ATRAVÉS DO PARQUE ESTADUAL SERRA DO INTENDENTE, E PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO QUE POR SUA VEZ, ATRAIU NOVAS PARCERIAS PARA O PROJETO E APOIOU AS COMUNIDADES INSERIDAS AO LONGO DO CAMINHO. ENTRE AS PREMISSAS DO PROJETO CITAMOS:
- INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NAS COMUNIDADES DO ENTORNO PARA QUE ELE SEJA UMA DAS PRINCIPAIS FONTES DE RENDA DA POPULAÇÃO E SE CONFIGURE COMO UMA ALTERANIVA DE DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA PARA O MUNICÍPIO.
- MELHORAR A GESTÃO DA VISITAÇÃO DAS CACHOEIRAS DA ROTA, PRINCIPALMENTE AS INSERIDAS NO INTERIOR DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
- FORTALECER A INTEGRAÇÃO SOCIAL ENTRE AS UNDADES DE CONSERVAÇÃO EXISTENTES AO LONGO DO PERCUROS (PARQUE ESTADUAL SERRA DO INTENDENTE E PARQUE NATURAL MUNICPAL DO TABULERIO) E A COMUNIDADE DO ENTORNO.
- CONSOLIDAR A ROTA NA REDE BRASILEIRA DE CAMINHADAS DE LONGO CURSO, SE TORNANDO OPÇÃO PARA OS PRATICANTES DESTE TIPO DE MODALIDADE DE LAZER.
O PERCURSO É CONSTITUÍDO POR TRECHOS DE ESTRADAS E TRILHAS QUE ATRAVESSAM A COMUNIDADE QUILOMBOLA TRÊS BARRAS/CUBAS, PASSAM NAS COMUNIDADES DO TABULEIRO, PARAUNINHA, CANDEIAS, QUE TAMBÉM É UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA E BAÚ. ESTES TRECHOS MARGEIAM O PARQUE ESTADUAL SERRA DO INTENDENTE E O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO TABULEIRO, TOTALIZANDO 43,5 KM NA TRILHA PRINCIPAL. PORÉM SE O CAMINHANTE VISITAR TODOS AS CACHOEIRAS DO TRAJETO QUE POSSUEM TRILHAS EXCLUSIVAS DE PERCURSO IDA E VOLTA, NO FINAL DO TRAJETO ELE IRÁ PERCORRER A DISTÂNCIA TOTAL DE 91 KM. PRETENDE-SE QUE A ROTA INCENTIVE POSITIVAMENTE A PRÁTICA DO ECOTURISMO NAS LOCALIDADES, GERANDO RENDA E DESENVOLVIMENTO PARA AS COMUNIDADES ALÉM DE ATRAIR TURISTAS QUE PERMANEÇAM NA REGIÃO POR MAIS TEMPO. O CAMINHO PODE SER PERCORRIDO A PÉ, DE BICICLETA OU A CAVALO. AO LONGO DO CAMINHO O VISITANTE PODERÁ CONHECER ATÉ 10 CACHOEIRAS. NO SENTIDO SUL NORTE AS CACHOEIRAS SÃO: TRÊS BARRAS, PEIXE CRU, QUEDAS DO RIBEIRÃO DO CAMPO, TABULEIRO, CONGONHAS, ALTAR, RABO DE CAVALO, BOCAINA, GURITA E PRAINHA. O TRAJETO EVIDENCIA O GRANDE POTENCIAL TURÍSTICO DA REGIÃO, COM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, PRESENÇA DE COMUNIDADES TRADICIONAIS, ALÉM DAS PAISAGENS CÊNICAS CONSTITUÍDAS DE UMA RICA BIODIVERSIDADE.
Informações Gerais
Na rota das 10 Cachoeiras a sinalização adota são as botas amarelas com fundo preto (Sentido Três Barras / Prainha) e botas pretas com fundo amarelo (Sentido Prainha / Três Barras). Esta sinalização será aplicada no que chamamos de eixo principal da rota com 43,5 Km. O eixo principal consiste em uma via que permite a conexão de todas as cachoeiras e através dele o usuário vai poder selecionar quais cachoeiras pretende visitar, planejando melhor sua viagem. É importante lembrar que o caminho foi trabalhado para ser percorrido a pé, cavalo ou bike, porém, para aqueles que não pretendem fazer todo o percurso da rota ou que preferirem percorrer apenas a trilha de acesso as cachoeiras, é importante lembrar que é possível chegar de veículos motorizados, muito próximo ou no início de todas as trilhas de acesso a atrativos. As trilhas de acesso as cachoeiras são sinalizadas com botas, mas, porém, com as combinações de botas laranjas com fundo preto no sentido em direção a cachoeira, e botas pretas com fundo laranja, no sentido de retorno do atrativo. No início da trilha de acesso das cachoeiras, as tabuletas indicam a cachoeira a ser visitada e a distância de chegada até o atrativo.
Para facilitar a navegação e a compreensão do sistema de sinalização, painéis informativos estão instalados em pontos estratégicos do caminho, de modo ao visitante saber em qual parte do trajeto ele se encontra e planejar o roteiro que se pretende seguir.
Como Chegar
A partir de Belo Horizonte, seguir a MG-10 no sentido Conceição do Mato Dentro. Aproximadamente 50 km após a Serra do Cipó, virar a esquerda no trevo de Três Barras e após 2,0 km chegara a comunidade de mesmo nome, onde está o marco zero da Rota das 10 Cachoeiras
Histórico
A Rota foi idealizada em 2017 e as ações de estruturação do caminho começaram em 2018.
Curiosidades
As duas maiores cachoeiras (saltos) de Minas Gerais estão localizadas na rota. São as cachoeiras do Tabuleiro (273 metros de queda livre) e a do Bocaina (235 metros de queda livre).
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.