Curiosidades
? A história da Província del Guayrá, palco de sangrentas lutas desde as primeiras reduções, atacadas sistematicamente até a sua destruição final merece ser conhecida nos detalhes, pois é a história de um modelo utópico de civilização único no mundo. As reduções jesuíticas eram, em sua maioria, autossuficientes e dispunham de uma completa infraestrutura administrativa, econômica e cultural que funcionava num regime comunitário, a exemplo de Villa Rica del Espírito Santo e da Ciudad Real del Guayra.
? Esta é a rota de rebeliões de grande alcance que, ao contrario do que se costuma veicular, eram impulsionadas pela reação indígena contra o Sistema colonial e a escravidão desde o início das primeiras invasões, contabilizando inúmeros os conflitos irrompidos durante todo o processo de conquista, a exemplo da Batalha de M’Bororé. E os movimentos de resistência Guarani não se evidenciaram apenas nas batalhas de defesa contra os ataques bandeirantes, mas também nas verdadeiras guerras travadas visando a expulsão dos estrangeiros, não poucas vezes pondo em risco a própria manutenção da colônia.
? Passando pela rota dos pioneiros desfrute da hospitalidade da região. Seja quente ou seja gelado, chimarrão ou tereré, experimente essa tradicional bebida de origem Guarani: a Kaá'i (água de erva). A erva-mate (Ilex paraguaiensis), ou Ca'á em Guarani, tem sua origem em Guaíra e só depois de conhecida pelos espanhola foi intensamente contrabandeada para o Paraguai pelo rio Paraná.
? Essa erva era proibida pelos Jesuítas. "Ai de quem se atrevesse por um pouquinho da bebida na boca, era pecado mortal na certa, seria excomungado quem se atrevesse desobedecer os Padres Jesuítas. Apesar das proibições de índios e espanhóis tomarem mate, quanto mais os Jesuítas proibiam, continuava-se a beber mate em escala cada vez maior", conta o Frei Pacifico em seu livro "Histórias da Região Del Guahyrá, Lendas e Vida de Frei Pacífico".
? O mate é um poderoso estimulante rico em cafeína e mateína. Esta última é uma xantina alcalóide que não traz alguns efeitos indesejados. Por exemplo, o efeito diurético não é forte e ela não vicia. O mate verde parece estimular o seu corpo sem deixá-lo nervoso. Pelo contrário, pesquisas mostram que ele age como um tônico para o sistema nervoso central, melhora o humor e a concentração, reduz a ansiedade e previne a fadiga mental. O estimulante de erva-mate está diretamente ligado a termogênese, queima de calorias.
? Os Guairenhos, nas suas lutas contra os inimigos, sempre se valiam da bebida. O Kaá'i transmitia mais ardor e mais vigor aos seus guerreiros.
♑ Ao longo da Rota dos Pioneiros você cruzará o Trópico de Capricórnio. É um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício, que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste.
?️ Quando for concluída, a Rota dos Pioneiros terá início no Parque Estadual do Morro do Diabo. O Pontal do Paranapanema, onde se insere o Parque, era inicialmente habitado por índios das etnias guarani, caiouá e caingangue. Até o início do século XX, a região era praticamente intocada pelos neo-europeus, apesar de as populações indígenas já terem sido reduzidas, devido à ação de bandeirantes, principalmente após a passagem de Manuel Preto e Raposo Tavares, em 1648. Em seu relevo destaca-se o Morro do Diabo, um morro testemunho na paisagem plana e que se eleva 600 metros acima do mar. Não se sabe ao certo as origens do nome dessa elevação, há algumas lendas, como a de que a região seria um cemitério indígena (nunca comprovado por expedições antropológicas) e de que homens brancos foram assassinados pelos índios da região na época do Brasil Colônia como vingança pelas atrocidades cometidas por bandeirantes.
? Segundo quem já percorreu a trilha até o alto do morro, há em seu cume, esculpido em rocha, o trono do próprio diabo.
? Uma parada estratégica é o Porto São José, em São Pedro do Paraná/PR. Aproveite, pois à partir deste local serão quase 50 km de água até a sede do parque. Quem vai a Porto São José pode conhecer o "fundão" uma fenda no fundo do rio Paraná que pode chegar a até 18 metros de profundidade. O ponto de saída para as equipes de mergulho é a cidade de Porto Rico/PR, localizada a poucos quilômetros ao sul.
? Foi neste trecho do rio Paraná em que foram encontradas as embarcações dos revolucionários da Revolução de 1924, conhecida também como a "Revolução Esquecida". Neste local houve uma batalha e ali restaram com as embarcações, ossos, fuzis, grilhões, cartuchos e outras relíquias históricas.
? Quer saber mais sobre nossas lendas e histórias? Há muito material interessante, filmes, livros, reportagens, documentários, sites e páginas nas redes sociais. Nossa história é surpreendente e nosso folclore riquíssimo. Tudo isso rodeado de uma natureza selvagem e exuberante que iremos mostrar nas próximas fotos.
Percorra a Rota dos Pioneiros e redescubra esse canto do Brasil.