.

3° Congresso
Brasileiro de Trilhas
14 a 17 de novembro de 2024
2° Seminário Técnico-Científico
14 de novembro de 2024
Logo Primeiro Congresso Brasileiro de Trilhas

O Congresso

Depois de Goiânia-GO, em 2022, e Niterói-RJ, em 2023, chegou a vez da maior metrópole da América do Sul receber a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Trilhas, a ser realizado de 14 a 17/11 no Parque Ibirapuera.

São esperadas milhares de pessoas, entre governantes, ambientalistas, gestores de unidades de conservação, representantes de povos originários, comunidades tradicionais, assentamentos, empreendedores, montanhistas, caminhantes, ciclistas, remadores, corredores, peregrinos, cientistas, profissionais de meio ambiente, turismo, saúde, educação, comunicação e diversos outros ramos do conhecimento e voluntários para discutir nacionalmente as políticas públicas, com incentivos e investimentos em programas para a implementação e conservação das trilhas e o impacto positivo que elas podem trazer para a nossa sociedade e ao meio ambiente.

Será uma oportunidade para compartilhar conhecimento, debater estratégias e criar conexões valiosas em um ambiente onde a natureza e a conservação são os fios condutores. Participantes de todo o mundo se unirão para explorar os desafios e oportunidades que as trilhas oferecem.

A programação será rica e diversificada, incluindo palestras, workshops práticos, discussões de políticas e oportunidades de networking. Temas cruciais como sustentabilidade, preservação, turismo responsável e inovação serão abordados, impulsionando a construção de um futuro mais consciente e harmonioso.

“Este congresso será mais do que uma reunião de entusiastas de trilhas. Será uma celebração da natureza, do meio ambiente e da importância crucial que as trilhas desempenham em nossa sociedade. Será um fórum onde ideias serão compartilhadas, parcerias serão fortalecidas e soluções inovadoras serão criadas para enfrentar os desafios para desenvolvermos um Brasil mais justo socialmente, através do uso da nossa natureza ainda mais conservada.”, comenta o Presidente da Rede Brasileira de Trilhas, Hugo de Castro.

Apesar de conhecida por ter muitos prédios e concreto, a cidade de São Paulo possui mais de 50% de cobertura vegetal e mais de uma centena de parques, entre urbanos, lineares e naturais, onde cinco estão abertos à visitação e possuem, atualmente, 11 trilhas.

- Parque Natural Municipal Bororé (Trilha do Aventureiro, Trilha do Lago, Trilha do Gavião Caramujeiro)
- Parque Natural Municipal Itaim (Trilha do Tatu, Trilha Bosque do Silêncio)
- Parque Natural Municipal Jaceguava (Trilha do Saci e Trilha do Cambará)
- Parque Natural Municipal Varginha (Trilha do Içá, Trilha das Araucárias)
- Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (Trilha da Preguiça, Trilha do Urubu)

Todos os parques dispõem de equipes de vigilância para orientação dos visitantes a as trilhas são autoguiadas. Há vigilantes em pontos específicos das trilhas. Ciclistas também podem percorrer trilhas nos parques Varginha e Bororé, que são multimodais.

O percurso da Trilha Interparques interligará Unidades de Conservação municipais e outras Áreas Protegidas da zona sul da capital - incluindo parques naturais municipais, parques estaduais, represas, reservas particulares e áreas próximas a terras indígenas – na região do Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, ainda pouco conhecida e visitada.

Sediar o Congresso Brasileiro de Trilhas e implantar uma trilha de longo curso em plena São Paulo mostra que a cidade vai muito além do urbano e pode também ser ponto importante de ecoturismo e turismo de aventura”, afirma o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.

A Rede Brasileira de Trilhas

A Rede Brasileira de Trilhas é uma associação voluntária, sem fins lucrativos, que, em cooperação com entes governamentais das esferas federal, estaduais e municipais, implementa trilhas no Brasil em apoio à política pública REDE NACIONAL DE TRILHAS, estabelecida por Portaria Interministerial pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo em parceria com o ICMBio. 

Hoje as trilhas da Rede somam mais de cinco mil quilômetros em 26 estados e no Distrito Federal. A REDE tem por objetivo de longo prazo ligar todas as unidades de conservação e outras áreas protegidas e relevantes para a conservação no Brasil por meio de trilhas que estejam dentro de corredores vegetados, que também sirvam como conectores de paisagem.

A REDE tem por princípio três pilares básicos: (1) Conservação, (2) recreação e saúde e (3) geração de emprego e renda no meio rural. Nossa meta é implementar trilhas sustentáveis, que gerem renda, proporcionem muita satisfação e acesso a um estilo de vida saudável e sirvam de ferramenta para a conservação da natureza e, assim, almejamos ser uma referência mundial no “conhecer para conservar”.

No processo, as pegadas amarelas e pretas, que são a sinalização padronizada regulamentada pelo Ministério do Meio Ambiente, estão consolidando uma identidade visual “Trilhas do Brasil” que já começa a ser reconhecida internacionalmente como uma marca que representa o país.

Endereço

Parque Ibirapuera

Endereço:Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-050

REALIZAÇÃO

ptzh-CNenfrdeitjarues