.
Caminho de Cora Coralina
Tipo: Trilha Regional
Inicio: Corumbá de Goiás - GO
Final: Cidade de Goiás - GO
Ponto culminante: Pirenópolis
Modal: Caminhada, Bike
Bioma: Cerrado
Significado da pegada: Abreviação do nome Cora Coralina
TLC que faz parte: Caminho dos Goyazes
Estruturação da trilha: dividido em 13 trechos
Ficha Técnica
Distância: 300 km
Duração: 18 dias
Duração: 18 dias
Percentual implementado
100%
Mídias Sociais
Contatos
Descrição
O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, que cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. Idealizado em 2013, o projeto teve como propósito interligar os municípios, povoados, fazendas e atrativos, passando por antigos caminhos, numa rota turística para Caminhantes e Ciclistas.
"Trilha de longo curso que liga 8 cidades goianas. São 300 km de cultura, poesia, aventura e natureza."
ACCC
Associação Caminho de Cora Coralina
Associação Caminho de Cora Coralina
Informações Gerais
Todos os municípios e povoados possuem meios de hospedagens disponíveis para atendimento ao viajante.
O caminho é todo sinalizado e é permitido que usuários percorram de forma auto guiada. Recomendamos as operadoras parceiras da Associação Caminho de Cora Coralina, para garantir experiências inesquecíveis.
O planejamento é fundamental antes de iniciar a trilha, informação é tudo!
O caminho é todo sinalizado e é permitido que usuários percorram de forma auto guiada. Recomendamos as operadoras parceiras da Associação Caminho de Cora Coralina, para garantir experiências inesquecíveis.
O planejamento é fundamental antes de iniciar a trilha, informação é tudo!
Como Chegar
O caminho se inicia em Corumbá de Goiás.
Brasília x Corumbá de Goiás = 115 km
Goiânia x Corumbá de Goiás = 113 km
Brasília x Corumbá de Goiás = 115 km
Goiânia x Corumbá de Goiás = 113 km
Histórico
Para a definição do traçado tomou-se como principais fontes documentais o relato de viagem “A Jornada a Goiás de Luís da Cunha Menezes, desde Salvador, em 1778”, quando este veio empossar-se no Governo da Capitania de Goiás; os livros “Viagem à Província de Goiás” e “Viagem ao Interior do Brasil” dos naturalistas Auguste de Saint’Hilaire e Johan Emanuel Pohl respectivamente, que passaram por esses caminhos entre 1818 e 1821; “Viagem às Terras Goyanas”, de Oscar Leal, extraordinário relato escrito nos anos 1880; e o “Relatório Cruls” – Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil que explorou, entre 1892 e 1893, uma ampla região do entorno do Distrito Federal para definir a localização da nova Capital do Brasil.
Foi, também, de fundamental importância para a definição do traçado as informações obtidas de moradores locais que, em alguns casos, acompanharam a equipe de pesquisa de campo nas expedições exploratórias em busca de locais citados nos documentos, ou em longos bate-papos onde a tradição oral difundia fatos e feitos ocorridos na região.
Em 2017 foi retomada a implementação do Caminho de Cora Coralina pela Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo que ofereceu apoio em sua estruturação através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e outras Unidades de Conservação no roteiro, mobilizando as comunidades locais e dando os primeiros passos para a organização da Associação Caminho de Cora Coralina. Ao mesmo tempo o ICMBio projetava os caminhos de longo curso pelo Brasil afora, contemplando o Caminho de Cora como a parte mais ocidental do Caminho dos Goyazes que ligará a Chapada dos Veadeiros a Cidade de Goiás num roteiro de mais de 1000 km.
Hoje o roteiro Caminho de Cora Coralina encontra-se consolidado, atendendo a caminhantes e ciclistas com pousos e alimentação ao longo de todo o seu percurso, tem uma associação formalizada com mais de 30 empreendedores e conta com mais de meia centena de colaboradores e voluntários que oferecem apoios em diversas áreas, cumprindo a missão de transformar o Caminho de Cora Coralina num roteiro de história, natureza, gastronomia e poesia. Um Caminho de Encontros!
Curiosidades
O nome Caminho de Cora Coralina é uma homenagem à Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Cora foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência.
Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
Unidades de Conservação
- Parque Estadual dos Pireneus
- Geoparque dos Pireneus
- Parque Estadual da Serra de Jaraguá
- APA da Serra Dourada
- Parque Municipal da Estrada Imperial
Municípios
- Corumbá de Goiás
- Cocalzinho de Goiás
- Pirenópolis
- São Francisco de Goiás
- Jaraguá
- Itaguari
- Itaberaí
- Cidade de Goiás
0KM
TRILHAS
0
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
0
MUNICÍPIOS
0UF
UNIDADES FEDERATIVAS