.

Os seminários de 2025
Rede Brasileira de Trilhas promove Seminários Regionais em 2025 e prepara Congresso Panamericano em 2026
A Associação Rede Brasileira de Trilhas informa que o ano de 2025 será dedicado à realização de Seminários Regionais e Estaduais em diversas regiões do país.
Esses eventos, organizados pela Associação e suas diretorias estaduais e regionais, têm como objetivo fortalecer a governança local, capacitar voluntários e gestores, fomentar o engajamento comunitário e apoiar a estruturação técnica das trilhas de longo curso, sempre alinhados às diretrizes nacionais da RedeTrilhas. Além disso, os seminários oferecem espaços de diálogo interinstitucional, compartilhamento de boas práticas e disseminação da metodologia de sinalização padronizada (pegadas amarelas e pretas).
Ao mesmo tempo, a Associação Rede Brasileira de Trilhas está coordenando os preparativos para um grande marco internacional: o Congresso Panamericano de Trilhas, previsto para ocorrer em 2026, na cidade-sede de Foz do Iguaçu (PR). A data oficial será anunciada em breve. Este congresso reunirá representantes de diversos países das Américas para discutir o papel das trilhas como instrumentos de conservação da biodiversidade, turismo sustentável, inclusão social e conectividade cultural e ecológica em escala continental.
A RedeTrilhas, por sua vez, é uma política pública federal, instituída por portarias interministeriais, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo, com participação de diversos órgãos e parceiros. A Associação Rede Brasileira de Trilhas atua como parceira técnica e mobilizadora na implementação desta política em todo o território nacional.
Reafirmamos nosso compromisso com a construção coletiva de um sistema nacional e internacional de trilhas, com base na participação social, no respeito aos territórios e na promoção de um modelo de desenvolvimento que seja ao mesmo tempo inclusivo, sustentável e transformador.
Seminário Paulista de Trilhas - setembro
Clique Aqui

Programação

1º Congresso Paraense de Trilhas - Setembro
Clique Aqui
De 15 a 17 de setembro, Belém será o ponto de encontro de profissionais, servidores públicos, autônomos e ONGs de todo o país que promovem e gerenciam trilhas como ferramentas de conservação, educação e desenvolvimento local. Especialistas de diversas regiões do Brasil trarão suas experiências em três dias de trocas, aprendizados e conexões que vão fortalecer a rede de trilhas no Pará e além.

3º Simpósio Catarinense de Trilhas - Setembro
Clique Aqui

1º Congresso Paraibano de Trilhas - Setembro
Clique Aqui

1º Seminário Nordestino de Trilhas - Outubro
Clique Aqui

A Rede Brasileira de Trilhas
A Rede Brasileira de Trilhas é uma associação da sociedade civil, voluntária e sem fins lucrativos, que atua em cooperação com órgãos governamentais das esferas federal, estadual e municipal na implantação de trilhas de longo curso no Brasil. Seu trabalho se dá em apoio técnico e mobilizador à política pública da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), instituída por Portaria Interministerial dos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o ICMBio.
Atualmente, as trilhas vinculadas à Rede já somam mais de 5.000 km de extensão, presentes em 26 estados e no Distrito Federal. A política pública tem como objetivo estratégico de longo prazo conectar todas as unidades de conservação e outras áreas relevantes para a biodiversidade, por meio de trilhas inseridas em corredores vegetados, funcionando como conectores de paisagem e promovendo a conservação ambiental integrada.
A Rede se estrutura sobre três pilares fundamentais:
-
Conservação da natureza
-
Recreação e promoção da saúde
-
Geração de emprego e renda no meio rural
A missão é implementar trilhas sustentáveis, que contribuam para o fortalecimento da economia local, ofereçam experiências prazerosas ao visitante, incentivem um estilo de vida mais saudável e sirvam como ferramentas efetivas para a conservação ambiental.
No centro desse processo está a sinalização padronizada com pegadas amarelas e pretas, estabelecida oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente, que consolida uma identidade visual unificada — “Trilhas do Brasil”. Essa marca já começa a ganhar reconhecimento internacional como símbolo do Brasil no ecoturismo, no turismo de natureza e na conservação.